Segundo Cláudio Sá, presidente da Teclan, líder em tecnologia para operadoras e empresas de call center, as empresas do setor de tecnologia precisam confiar no potencial dos pesquisadores brasileiros, ao afirmar parceria de sucesso com pesquisadores da Universidade Federal do Paraná ( UFPR). “Para se ter uma idéia, os algoritmos desenvolvidos pelos doutores da UFPR, aliados à tecnologia de desenvolvimento da Teclan, propiciaram um software com os mais altos níveis de otimização de escala, que evita gargalos ou excesso de atendentes em call centers”, explica.
Ao todo, a UFPR já desenvolveu três estudos em parceria com a Teclan, sob a coordenação de Celso Carnieri, professor sênior no programa de pós-graduação de Métodos Numéricos em Engenharia da UFPR e doutor na área de Engenharia de Sistemas e Otimização pela Unicamp e Arinei Carlos Lindbeck da Silva, professor do Departamento de Matemática da UFPR e programa de pós-graduação de Métodos Numéricos em Engenharia da UFPR e doutor em engenharia de produção pela UFSC. No primeiro estudo, os professores construíram o modelo matemático, nos outros dois, foram feitos remodelamentos para acrescentar novos diferenciais.
Carnieri explica que o Teclan Workforce Management possui um modelo matemático capaz de elaborar escalas de trabalho, com demanda variável – como nos call centers – que geram muitos problemas de decisão, cujos cálculos são altamente complexos. “Para se ter uma idéia, o sistema do Workforce da Teclan procura a melhor opção, entre as muitas existentes, para determinar o número de funcionários por horário, tipos de tarefas, intervalos de descanso, momentos de rendição, dias de folga, etc, segundo critérios objetivos: os algoritmos matemáticos”, completa.
Ainda segundo Carrieri, a parceria com centros de pesquisas das universidades abre um excelente campo de desenvolvimento para as empresas. Hoje, existe uma massa crítica de professores que estão aptos a colaborar no desenvolvimento de soluções empresariais e a Teclan valoriza essa oportunidade, preparada para participar de um mercado que, no futuro, estará promovendo negócios em parceria.