A Telebrasília, operadora de telefonia fixa do Distrito Federal, está centralizando o atendimento a clientes em um callcenter com o objetivo levar maior comodidade aos usuários. As lojas de atendimento, que antes realizavam todos os serviços, estão sendo fechadas pela empresa.
De um total de 14 lojas, seis já baixaram as portas e o restante deve encerrar as operações até o final do primeiro semestre deste ano. Se todas suspenderem suas atividades, os 155 funcionários deste setor da companhia podem ser demitidos. A empresa garante que eles serão remanejados.
O callcenter, que já está em funcionamento através dos telefones 106 e 104, opera 24 horas e recebe quase 30 mil ligações diariamente, atendidas por uma equipe de 600 pessoas. As reclamações mais freqüentes atendidas pelo serviço estão relacionadas a erros nos valores das contas telefônicas.
Por meio do número 106, as pessoas podem solicitar a segunda via de contas telefônicas, pedir informações ou fazer reclamações. As inscrições para compra de linhas, atualização de dados cadastrais, mudanças de endereço ou de número, e o agrupamento ou desagrupamento de conta telefônica, são realizado pelo 104. Serviços suplementares, como por exemplo a chamada em espera, e a alteração do uso do telefone também podem ser feitas pelo através do segundo número.
Em alguns casos extremos caso o cliente da Telebrasília não consiga resolver o problema via callcenter, ele poderá recorrer, também por telefone, ao ombudsman da empresa ou ainda à diretoria, que representam a última instância o atendimento.