Profissionalizar jovens, deixá-los aptos ao mercado de trabalho e oferecer o primeiro emprego é uma das ações que a Teleperformance Brasil, empresa especializada em outsourcing de serviços e soluções para centrais de atendimento ao cliente, vem realizando como prática de excelência em gestão de pessoas e responsabilidade social. A empresa vem fechando parcerias com instituições como Senai e Senac, para que jovens de todo o país possam aprender, através de bolsa de estudo, o ofício de operador de telemarketing.
A capacitação para mão-de-obra tem duração de 8 dias e inclui aulas teóricas e práticas. O jovem já sai de lá pronto para o mercado e com certificação da instituição. Desde a 1a turma, iniciada em julho de 2003, já foram formados mais de 600 alunos, distribuídos nas cidades de Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro e Florianópolis. Destes, 100% foram aproveitados pela empresa, o que valoriza ainda mais a iniciativa. Há alguns pré-requisitos para que o jovem possa fazer o curso, como ter o 2º grau, boa dicção e falar corretamente o português. A empresa oferece, além da bolsa para o curso, alimentação e transporte.
“A vantagem para a Teleperformance é que, caso um cliente necessite de profissionais capacitados para o dia seguinte, eles já estão recrutados e treinados para o trabalho. Além disso, estamos praticando a nossa política de Gestão de Pessoas e RH e a Responsabilidade Social, prioridades na empresa”, diz Rubens Prata, Diretor de Recursos Humanos da empresa.
A iniciativa faz parte da filosofia de trabalho da Teleperformance Brasil, na qual o foco são as pessoas. Recentemente, a empresa criou uma Diretoria de Responsabilidade Social, que tem como estratégia, além das diversas ações sociais promovidas nas localidades onde possui suas operações, a empregabilidade de portadores de necessidades especiais.