Telexpo começa com debate sobre convergência


A Telexpo 2006 já começou. A cerimônia de abertura, realizada ontem, contou com as presenças do secretário executivo de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Lourival Carmo Mônaco, e do conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Pedro Jaime Ziller. Após a abertura houve um debate sobre os novos conteúdos gerados pela convergência.

O debate contou com as presenças do presidente da Agência Brasileira dos Provedores da Rede Internet (Abranet), Antonio Tavares; o diretor-presidente do NIC.br, Demi Getscho; o cientista-chefe do Centro de Estudos de Sistemas Avançados de Recife (CESAR), Silvio Meira; e o diretor-executivo da Associação Brasileira de TV por assinatura (ABTA), Alexandre Annenberg.

Os assuntos giraram em torno dos principais temas discutidos pelo setor atualmente e devem nortear as palestras do Congresso durante todo o evento. Os pontos de destaque ficaram por conta da necessidade de se criar uma ampla discussão sobre uma política de negócios para a TV Digital e não apenas a definição de um padrão técnico para o mercado brasileiro. A Inclusão Digital e como o governo pode contribuir para fomentar novos modelos de negócios também teve espaço no debate, além da polêmica sobre o papel das agências reguladoras do setor.

O Congresso da Telexpo 2006 continua em seu segundo dia trazendo destaques como o vice-presidente Global de Multimídia da Nokia, Mark Selby, que discorre sobre TV Digital e convergência, às 13 horas na sala 2; e o vice-presidente da Siemens, Aluízio Byro, discorre no mesmo horário sobre a convergência das indústrias de Telecomunicações, Tecnologia da informação (TI) e Mídia, na sala 4. No mesmo dia, o presidente do Grupo Telemar, Ronaldo Iabrudi, explana sobre “O mundo convergente e o marco regulatório”, às 16h30, na sala 2. Já o vice-presidente de Marketing do WiMax Fórum, Mohammad Shakouri, debate sobre a habilitação de plataformas de serviços abertos, no mesmo horário, na sala 4.

Os painéis tratam de assuntos como segurança, disponibilidade e privacidade nas comunicações; impacto tecnológico sobre conceitos de ética e privacidade; fraudes e crimes digitais; aplicações de 3G no Brasil; a mobilidade como alavanca da evolução das aplicações; Triple Play; remodelação do conteúdo em função da banda larga; Telemedicina; e tendências comerciais e regulatórias da TV sobre IP no mundo atual, entre outros.

Este ano, o Congresso da Telexpo 2006, principal evento de Telecomunicações da América Latina, conta com cinco fóruns: Governo e Negócios; Gestão da Convergência; Wireless e Mobilidade; VoIP e Banda Larga; e Tecnologias Emergentes. O objetivo é reunir governo e setor privado em 35 painéis para debater o impacto das suas ações no desenvolvimento da tecnologia nacional e nos negócios das corporações.

Serviço
Data: 07 a 10 de março
Horário de Visitação: 12h às 20h
Horário Congresso: 10h às 20h – Algumas sessões de keynote acontecerão das 19h30 às 22h
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
Informações pelo telefone (11) 3040-7899 e no site www.telexpo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima