A Tellus, empresa nacional que ingressou no segmento de call center em 2001, com a aquisição da Brasilassist, anunciou mais uma etapa no seu processo de expansão. A empresa firma uma joint-venture com a iSKY, companhia norte-americana reconhecida deste setor e controlada pelos grupos G.E. Capital e Internet Capital Group. O acordo permitirá à Tellus implementar, no mercado brasileiro, as soluções inéditas e desenvolvidas especialmente pela iSKY de serviços de fidelização e retenção de clientes em operações de call center. “Trata-se de um sistema inédito no País, que permitirá à Tellus ampliar sua atuação no mercado”, afirma Guilhermo Faria, diretor da empresa. No Brasil, os primeiros clientes da joint-venture Tellus/iSky são a Volkswagen e a America on Line. Essa solução, que vem sendo utilizada por grandes grupos no mercado americano e europeu – entre eles a Amazon.com, Volkswagen, BMW, Honda, Toyota, Citibank, British Airways, Sprint e USA Today, entre outros -, conta com a aplicação de um programa integrado de CRM – Costumer Relationship Management ao call center. Trata-se de um meio de fidelização, que tem garantido às empresas usuárias bons índices de retenção de clientes. A Tellus já conta no segmento de call center com uma base de 2,5 milhões de usuários atendidos ao ano. Com a associação, a empresa prevê incrementar o volume de negócios em 50%. A previsão da empresa é faturar R$ 25 milhões no primeiro ano de atividade. A iSKY, com 15 anos de atuação no mercado norte-americano decidiu ingressar no mercado brasileiro, segundo Richard Hebert, CEO da empresa, devido ao forte crescimento do setor de call center e ao potencial ainda de desenvolvimento do negócio de CRM no País. Segundo o IDC – International Data Corporation, o setor de call center movimentou US$ 520 milhões em 2001 no País – apenas 3,1% do total movimentado nos EUA -, e pode chegar a US$ 1,3 bilhão até 2005.