Acompanhando a boa fase do setor de contact center no mercado, a TMKT Marketing de Relacionamento, uma das maiores empresas do setor no país, espera fechar 2004 com uma expansão de 36%, 10% a mais que a meta definida inicialmente e cerca de 18% acima do total atingido pela empresa em 2003. Esse significativo aumento é resultado de um forte investimento na área de Recursos Humanos, como contratações, cursos, treinamentos, campanhas motivacionais, formação e capacitação de profissionais, entre outros, que chegou a R$ 1,25 milhão. Para 2005, o planejamento da empresa prevê um crescimento de 40%.
Outro fator que demonstra o bom desempenho do mercado, de acordo com a pesquisa, é o número total de posições de atendimento (PAs), que deve evoluir cerca de 12,4%, chegando a mais de 218 mil PAs até o final do ano. Hoje, o setor emprega cerca de 500 mil pessoas e pode abrir mais 56,9 mil postos de trabalho até o final de 2004. Só a TMKT oferece, atualmente, 2.117 PAs, totalizando 3.746 postos de trabalho. “Sempre investimos em treinamento para os operadores que são estimulados ao crescimento funcional”, afirma Alexandre Jaú, diretor-presidente da TMKT. “O mercado impõe às empresas uma reestruturação para melhorar o relacionamento com o cliente e as companhias perceberam que podem ter atendimento e venda à distância sob o mesmo investimento”, conclui.
A tendência para o setor de contact center é que a terceirização aumente. Os pontos das companhias especializadas em atendimento devem crescer 15% neste ano, passando de 68 mil para mais de 78 mil, enquanto os pontos das empresas que têm uma área de call center aumentarão, em média, 11%. Ao todo, o índice de terceirização passará de 32% para 36% entre 2002 e 2004. Para Jau, cada vez mais, haverá especialização, tanto no ativo como no receptivo. “Para 2005 temos que pensar em dobrar nosso crescimento para fazermos frente a esses novos movimentos. Estamos nos preparando para isso”, afirma.