Autora: Júlia Pacheco
Há muito tempo estamos debatendo o futuro da área de Recursos Humanos. Diferente da geração de nossos pais e avós, os adultos de hoje têm outras prioridades, que vão além do salário, estabilidade e crescimento profissional. Claro que dinheiro é importante, porém, as pessoas buscam significado em suas atividades. Elas querem fazer parte de algo maior, com importância e alinhado aos seus valores.
E o RH, onde entra nisso? Recentemente a Airbnb, plataforma que permite a qualquer pessoa alugar um quarto ou sua casa para turistas, mostrou estar atenta às mudanças e publicou que está redirecionando suas funções tradicionais de RH para uma visão que conecte “o espaço de trabalho como uma experiência”, onde a ideia principal é a cultura centrada no colaborador.
Mas, não é óbvio que o RH deve estar centrado na experiência do colaborador? Um novo posicionamento do setor ainda é para poucos. Muitas empresas observam as discussões, mas poucas decidem mudar. Claro que as que resolvem agir estão em vantagem. Isto porque criam uma marca forte de RH, adequando o contexto ao negócio e promovendo vantagens competitivas para o desempenho das organizações. Além disso, fortalecem o branding de empregador, viram benchmark e elevam o RH para um nível mais alto dentro das empresas.
Infelizmente, a maioria das empresas ainda está presa em processos, desconsiderando a experiência das pessoas. Contudo, o RH e as organizações estão à beira de um grande momento em sua história juntos. Um momento de mudanças! Como um exemplo da mudança, o novo papel do chefe de Experiência de Colaboradores da Airbnb alia funções tradicionais de RH com marketing, serviços imobiliários, instalações, responsabilidade social e comunicação.
Não há dúvida de que a transição do pensamento de empregado para experiência é um desafio para as empresas. Principalmente para aquelas com negócios mais tradicionais. No entanto, ela é necessária. Diante disso, como seria para a sua empresa seguir o exemplo do Airbnb e criar uma função dedicada à experiência do colaborador que reúne múltiplas funções, que desempenha um papel importante na organização e que trabalha para conduzir o seu negócio com pessoas realmente engajadas e felizes?
Júlia Pacheco é psicóloga e especialista em Recursos Humanos.