Apesar de ainda pouco explorado pelo terceiro setor, o telemarketing tem papel importante dentro da LBV, Legião da Boa Vontade, que o utiliza desde a década de 70 para a manutenção de suas Escolas de Educação Básica, Abrigos para Idosos e Centros Comunitários de Assistência Social. Isso porque, segundo Lícia Lombardi, coordenadora de relacionamento com o colaborador da LBV, o contato telefônico permite expor e detalhar projetos sociais de forma direta. “O telemarketing tem um papel importantíssimo na construção de um relacionamento personalizado e facilita para que a comunicação seja eficaz”, explica em entrevista exclusiva ao portal Callcenter.inf.br.
Ela acrescenta que o telemarketing consegue aproximar as pessoas da LBV. “Isso acontece pelas oportunidades que a instituição oferece de se engajarem em projetos que visam contribuir com uma sociedade mais humana, justa e igualitária”, comenta. Além disso, indicadores também apontam o desenvolvimento e a oportunidade de emprego que o telemarketing oferece aos que atuam na área, segundo a coordenadora.
Como grande desafio, Lícia coloca o fato de ter cada vez mais uma equipe capacitada e comprometida com os ideais de Solidariedade da Instituição. Ela acrescenta ainda que o telemarketing de filantropia só sobrevive quando a instituição realiza seu trabalho social junto às comunidades socialmente vulneráveis e contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio de projetos a que ela se propõe a realizar.