A participação da mulher no mercado de trabalho vem apresentando contínuo crescimento. Estas profissionais, que antes eram reconhecidas apenas em micro empresas e áreas mais específicas, hoje já podem ser encontradas ocupando cargos de liderança em grandes organizações e em diversos segmentos. Hoje, as mulheres já ocupam mais de 48% dos cargos de supervisão, igualando-se aos homens, e, 64% dos postos de coordenação, destacando-se como maioria, aponta estudo da Catho Online.
Uma prova clara desse crescimento feminino no mercado de trabalho pode ser vista no setor de call center, onde elas são maioria. Elas chegam a representar cerca de 80% da mão de obra das empresas, de acordo com dados da ABT, Associação Brasileira de Telesserviços. “É natural que esse mercado seja ocupado basicamente por mulheres. Elas têm uma habilidade maior em lidar com o público, são mais detalhistas, atenciosas, criteriosas, pacientes e gostam mais de falar em detalhes do que os homens”, explica Wagner da Cruz, diretor de recursos humanos da Almaviva.
O motivo desse grande efetivo feminino se dá por um conjunto de fatores como, por exemplo, o fato de hoje a mulher buscar mais o trabalho fora de casa, segundo Eduardo Noronha, COO da Contax. “O call center é uma ótima opção para quem deseja conciliar o trabalho com alguma outra atividade em sua vida, seja voluntariado, estudos, ou mesmo as atividades do lar. A jornada reduzida permite um pouco mais de tempo livre e a flexibilidade de horários”, complementa.
Confira a cobertura especial do Callcenter.inf.br em homenagem às mulheres:
» Matérias:
Mudanças no mercado criam oportunidades para assumirem postura mais atuante
Pesquisa revela que elas caminham para alcançar igualdade no mercado de trabalho
Ação especial para o Dia das Mulheres terá palestra e entrega de brindes
PL prevê multa para empresas que não equipararem salários de homens e mulheres
Insatisfação profissional
Pesquisa revela que 57% das mulheres não estão contentes com o trabalho
Pesquisa revela que 57% das mulheres não estão contentes com o trabalho
Empresas de call center oferecem oportunidade de conciliar trabalho com outra atividade
» Artigos:
Reflexões sobre o trabalho feminino
Brasil tem avançado na busca pela igualdade efetiva entre homens e mulheres
Autora: Sônia Mascaro Nascimento
Reflexões sobre o trabalho feminino
Brasil tem avançado na busca pela igualdade efetiva entre homens e mulheres
Autora: Sônia Mascaro Nascimento
Mulheres nas vendas
O poder feminino para compreender e persuadir o cliente
O poder feminino para compreender e persuadir o cliente
Autor: Calos Cruz
A mulher da nova classe média
Buscando crescimento profissional, mulheres respondem por 41% da renda familiar
Autora: Juliana Almeida Dutra
Buscando crescimento profissional, mulheres respondem por 41% da renda familiar
Autora: Juliana Almeida Dutra
Aproveite e dê sua opinião sobre a crescente importância da mulher na economia na nossa página no LinkedIn.
» Mulheres no comando. Leia as entrevistas de capa da Revista ClienteSA:
O desafio de criar cultura
Coface associa o grande potencial de crescimento do mercado a disseminação da cultura do seguro de crédito no Brasil, suportada pelo o relacionamento com clientes
Marcele Lemos, Coface
A arte da oportunidade
A guinada da companhia começou em 1945 e, de lá para cá, vem se transformando em oportunidades de negócios, fortalecimento do relacionamento com clientes e plataforma de crescimento. O mundo virtual agora também vira terreno de encontro
Paola Kiwi, Tupperware
A guinada da companhia começou em 1945 e, de lá para cá, vem se transformando em oportunidades de negócios, fortalecimento do relacionamento com clientes e plataforma de crescimento. O mundo virtual agora também vira terreno de encontro
Paola Kiwi, Tupperware
A centenária UPS estruturou e automatizou seus processos organizacionais, criando um plano de carreira internacional que levou uma brasileira à presidência da operação local. Todos os movimentos da organização têm o cliente no centro
Nadir Moreno, UPS
A Herbalife, em processo acelerado de crescimento, faz parte dos 6% de marketing multinível no País
Eneida Bini, Herbalife
Eneida Bini, Herbalife
Empresária avalia a importância do cliente no sucesso da rede de hotéis
Chieko Aoki, Blue Tree Towers
Segredo? Como as administradoras fazem os consorciados pagarem religiosamente?
Relacionemento é a palavra-chave. O ciclo começa com credibilidade, para assegurar a primeira venda, passa pela necessidade do cliente pagar no mínimo 10 parcelas – o ponto de equilíbrio e encerra com o fechamento do grupo, em alguns casos, 140 meses depois
Consuelo Amorim, Abac
Relacionemento é a palavra-chave. O ciclo começa com credibilidade, para assegurar a primeira venda, passa pela necessidade do cliente pagar no mínimo 10 parcelas – o ponto de equilíbrio e encerra com o fechamento do grupo, em alguns casos, 140 meses depois
Consuelo Amorim, Abac
A paulista que se transformou em pouco mais de uma década em uma das maiores revelações do mercado imobiliário brasileiro
Valentina Caran, Valentina Caran Imóveis