Em qualquer empresa, é fundamental que todos estejam envolvidos efetivamente para garantir o sucesso da estratégia corporativa. Assim, as metas e os objetivos devem ser transmitidos com clareza para os colaboradores, bem como é importante que eles saibam como suas atividades contribuem para o sucesso da companhia. “Se buscamos resultados precisamos envolver todos os níveis hierárquicos da organização para que os colaboradores tenham a visão do impacto de suas entregas na conquista dos objetivos esperados”, afirma Marcia Pollard, diretora executiva da BT Call Center.
Além disso, ela aponta que este envolvimento produz o senso de pertencimento, o colaborador se sente parte da organização, portanto reconhecido. “O colaborador se sente reconhecido e com isso motivado a contribuir para os resultados da empresa. Ele consegue entender o valor do seu trabalho e o peso para o cumprimento das metas da organização, isso traz recompensas para a empresa e também para ele.” Nesse sentido, a executiva destaca que a empresa pode investir em mecanismos de reconhecimento e recompensa, identificando aqueles colaboradores cuja atuação foi determinante para o sucesso alcançado.
Outro desafio é garantir o alinhamento e ao mesmo tempo criar mecanismos que impulsionem os resultados. “Os líderes de hoje precisam acreditar que a transparência traz motivação, os colaboradores querem saber mais sobre a empresa na qual atuam e através disso criam um vínculo com os valores e a visão da empresa. É fundamental investir tempo e dedicação no processo de comunicação das metas para os colaboradores.” Assim, trabalhar a comunicação é essencial, já que estamos em uma era marcada pela informação e pelas ferramentas tecnológicas que aproximam as pessoas. “É fundamental buscar o melhor modelo de comunicação para o perfil dos colaboradores, respeitando a cultura da organização”, pontua Marcia, acrescentando que uma comunicação estruturada entre gestores e liderados garante um maior envolvimento e faz com que as metas sejam compromisso de todos, “deixam de ser metas gerenciais e tornam-se metas individuais”.
No caso da Oi – BT Callcenter, existe um modelo de desdobramento de metas. A partir das metas da companhia são contratadas as metas dos executivos e assim desdobradas até o último nível. “No dia a dia, para as operações, o acompanhamento dessas metas é alimentado por meio de campanhas e incentivado com ações de reconhecimento”, revela a diretora.
Ainda de acordo com a executiva, empresas que pretendem engajar os colaboradores precisam ter obsessão por:
– Comunicação transparente;
– Garantir o alinhamento de objetivos até o último nível;
– Reconhecer seus talentos humanos.