A agilidade da comunicação da web é impressionante. E muitas vezes construtiva. Um e-mail que circula entre alguns executivos traz uma reflexão interessante sobre clientes “ficantes”. O origem, como sempre, é desconhecida, mas merece destaque em função da reflexão que levou Fabiano Brum, consultor e conferencista, a comparar o mercado a um baile, em que as pessoas vão para se divertir. A diferença é que, antigamente, quando elas iam à festa, levavam seu par ou tinham como objetivo conhecer alguém, namorar e, quem sabe, casar. Hoje, os participantes desse baile estão deixando de levar o parceiro e simplesmente “ficando com alguém legal”.
Os clientes estão “ficando” com as empresas que, naquele momento específico, são convenientes e mais atraentes. Estão “ficando” com os fornecedores que, como em uma paquera, procuram sempre agradar, mostrando o que há de melhor, encantando com momentos mágicos. Mas a partir do momento em que a empresa fornecedora acredita que conquistou esse cliente e que não precisa mais paquerá-lo, ele se cansa e muda para um outro fornecedor.