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Sean Evers, vice-presidente de vendas da Pipedrive

10 truques para crescimento das pequenas empresas

Embora as oportunidades de crescimento devam ser cuidadosamente procuradas e nutridas,  manter um fluxo de caixa positivo é fundamental para estruturar o negócio

Autor: Sean Evers 

As primeiras fases de crescimento são as mais desafiadoras para pequenas e médias empresas, assim aponta estudo do Sebrae, que identificou um crescimento de 20% de empresas de pequeno porte comparado ao período pré-pandemia. Enquanto o negócio ainda não está consolidado, cabe ao empreendedor aprender sobre diferentes estratégias para descobrir quais se adequam melhor ao seu serviço, o que muitas vezes acontece na base do erro.

Considerando a importância de tomar decisões táticas, listei nove sugestões de práticas para impulsionar o crescimento das empresas:

  • Investir na digitalização: as ferramentas digitais otimizam fluxos de trabalho, como marketing e vendas. Planejar os investimentos para sincronizar a disponibilidade do orçamento com as necessidades do negócio é fundamental.
  • Medir o desempenho: acompanhar as medidas de desempenho é uma métrica para saber como progredir. É importante questionar quantos leads foram adicionados, quantos negócios foram fechados e quanto tempo levou para atingir o resultado – e, todas essas perguntas podem ser respondidas pelo CRM de forma automática.
  • Analisar padrões: é importante analisar os padrões por trás do alcance das metas do negócio para poder replicá-lo ou mudar a estratégia. 
  • Relacionamentos: investir em relações duradouras com clientes, parceiros comerciais e fornecedores é fundamental para construir os grandes negócios.
  • Buscar financiamento: existem muitas opções que possam ser viáveis para pagar uma dívida comercial e irá ajudar a impulsionar o crescimento de empresas. 
  • Visibilidade traz benefícios em escala: uma pequena empresa provavelmente se concentra em uma especialização básica específica e não em toda a cadeia de valor. A construção de interfaces de API (como o Google Maps) entre produtos permite que as empresas aumentem a visibilidade e melhorem suas capacidades.
  • Transparência nos negócios: estudos como o Estado de Vendas e Marketing da Pipedrive, oferecem evidências de que em tempos de crise é importante manter a visibilidade para clientes em potencial. 
  • Responsabilidade social corporativa: estudos apontam que os consumidores respeitam e seguem empresas com iniciativas sérias. Apoiar instituições de caridade locais pode ser uma boa ação para a reputação das empresas.
  • O cliente no centro de tudo: um produto que esteja de acordo com o que o cliente exige, em última análise, tem a melhor chance de sucesso. Reúna o máximo de informações possível sobre o uso do produto e possíveis recursos. Use dados da plataforma, conversas com clientes, pesquisas e formulários de feedback para ajudar a criar um produto centrado no cliente. 
  • Motivação dos funcionários: Segundo pesquisa da consultoria Robert Half, 89% das empresas reconhecem que bons resultados estão diretamente ligados à motivação e à felicidade dos colaboradores, tornando-se fundamental atrelar as metas com realizações pessoais dos funcionários.

Embora algumas oportunidades de crescimento devam ser cuidadosamente procuradas e nutridas,  manter um fluxo de caixa positivo é fundamental para estruturar o negócio, portanto, é essencial se certificar de que as despesas não superem as entradas.

Sean Evers é vice-presidente de vendas da Pipedrive.

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