O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Flávio de Oliveira, diretor de inovação da IANEXX e 4Mooney Tecnologia

2023 de volta para onde…

Não necessitamos coletar compulsivamente dados, mas transformá-los em relevantes informações que nos expliquem como obter sucesso

Autor: Flávio de Oliveira

“De volta para o futuro, Versão 2023.” Começou tudo novamente e novamente vamos nos esforçar para cometer os mesmos erros! Novamente vamos arrumar desculpas como “As Americanas” e/ou a migração das formigas vermelhas comedoras de boletos vencidos.

Se isso não bastasse, temos a poderosa influência do Planeta Vermelho nos consumidores de produtos e serviços dos concorrentes. Bem, chega de desculpas… Vamos ser inovadores. Chamaremos os consultores mágicos do Bug do Milênio; convocaremos o Marketing Digital Neuro Turbinado e vamos criar uma super e inovadora campanha publicitária igual a uma que vem fazendo sucesso a vinte anos consecutivamente.

Aí depois de cem mil reuniões seremos incumbidos de explicar como estamos no “remake” de nossa incongruência funcional. Mas tudo isso é besteira, basta postar no Linkedin como somos eficientes estruturando planejamentos que nunca funcionam.

Vou lhes convidar a construir um novo filme, vamos esquecer “De volta para o futuro, Versão 2023” e vamos executar um filme que olhe para consumidor não com os olhos pautados na história que se concretizou do Pós-Segunda Guerra até os dias de hoje. Vamos determinar que “O Hoje” terminou no início da Pandemia e que “No Hoje” devemos ver o mundo que nos cerca como uma sociedade totalmente centrada em outros parâmetros sociais e de consumo.

Devemos observar o consumidor com os olhos voltados ao questionamento, paciência, entendimento e análise comportamental das atividades que mais dão prazer e eficiência ao nosso consumidor.

O importante não é mais o fogão com acendimento automático com raio laser ou qualquer traquitana, que na cabeça da turma do aquário pode justificar a compra de um fogão novo. Mas o fogão que tenha apagamento automático e informe o cozinheiro esquecido que existe uma panela no fogão e ela poderia ter incendiado sua casa. Pode parecer piada, mas nos dias de hoje o segundo acidente doméstico mais grave tem sido ocasionado pelo esquecimento de panelas no fogão.

Em 2023 não necessitamos coletar compulsivamente dados, devemos sim transformar os dados em informações que nos expliquem, compulsivamente, como não se preocupar com a próxima postagem, mas sim com o Sucesso! Esta modificação funcional que parece ser tão simples começa por sairmos dos aquários dourados e nos colocarmos diante da realidade dos consumidores. A tecnologia deve se aproximar do ser humano e não do roteirista dos Jetsons, pois nós voamos hoje em nossos desejos e não em carrinhos em formato de panela translúcida.

2023 reserva sucesso para quem entender que a opinião do contratante é mais importante que qualquer ator na Hierarquia Técnica. Temos que usar a tecnologia para interagir mais com nossos consumidores, criando relacionamentos saudáveis e capazes de cognitivamente entender os novos desejos e tentar saciá-los com a melhor taxa de Local x Tempo x Custo X Benefício.

Pois o “novo consumidor” entende muito claramente que um produto só pode ser absorvido no Local de seu interesse no Tempo que ele deseja com o Custo que lhe seja digno e lhe entregue um pacote de Benefícios além de sua expectativa.

Flávio de Oliveira é diretor de inovação da IANEXX e 4Mooney Tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima