A aplicação do conceito de martech para inovar na área de consórcios

Executivo da Embracon detalha a estratégia de marketing digital com uso de inteligência artificial

Apesar de alcançar um número recorde de 11 milhões de participantes em agosto, segundo a ABAC, Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, o setor continua no patamar dos 5% da população brasileira. Um dos motivos é o desconhecimento do funcionamento. Contribuindo para essa evolução na apresentação da atividade está a Embracon, que vem, há mais de dois anos, aperfeiçoando seu marketing digital, inclusive com a criação do EmbrAssist. Utilizando inteligência artificial, a solução tira dúvidas tanto de prospects e clientes quanto do público interno. Com isso, a companhia tem conquistado engajamento e acelerado as interações, conforme explicou Helder Oliveira, gerente de martech na Embracon, hoje (18), na 1033ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

O bate-papo teve início com o convidado respondendo uma pergunta do público sobre o que mudou na Embracon para crescer mais de 90% somente no primeiro semestre deste ano. Dando um passo atrás, Helder explicou a estratégia de martech adotada pela empresa a partir de 2018, quando foram adotadas várias estratégias partindo do objetivo de engajar o consumidor brasileiro ao consórcio. “Primeiro de tudo, o desafio de explicar ao consumidor digital exatamente o que vem a ser esse produto e, em seguida, gerar uma experiência que oferecesse facilidade, simplicidade e transparência. A partir daí entra o pessoal de vendas, no contato mais humanizado.”

Em cima disso, as soluções de inteligência artificial adotadas têm papel fundamental para o êxito de todo processo estratégico que redundou nos resultados citados. Ele colocou em destaque a EmbraAssist, ferramenta que permite ao público conhecer, dentro do site, o que a vem ser o consórcio. “A primeira versão dessa solução foi lançada em março do ano passado, completamente preparada para responder a qualquer dúvida sobre o produto. Como resultado, registramos um engajamento muito acentuado do nosso público, graças à linguagem simples e eficiente que ajuda tanto o dia a dia do nosso cliente quanto da nossa área comercial, que tem que se preparar mais ainda, ao lidar com um cliente, ou um prospect, muito mais informado a priori.” Para isso foi criada também uma versão da EmbraAssist interna, batizada de “Tá na mão”, que tira as dúvidas dos próprios colaboradores, agilizando a relação entre as áreas.

Após detalhar como a solução veio evoluindo, do modelo ChatGPT de perguntas e respostas para a inclusão de atalhos aos clientes, Helder explicou que o objetivo é personalizar cada vez mais a experiência, pensado, inclusive, nos interesses das novas gerações. “A Embracon vem se posicionando de uma forma muito tecnológica para orientar o lead, começando em 2018 com uma única estrutura de marketing digital e chegando, hoje, à minha área, que é a gerência de martech. Ou seja, totalmente dedicado ao on-line, nos preparando para dar cada vez mais velocidade nas interações que já chegam a mais de 5,5 mil em um único mês.”

Houve tempo para o executivo falar do engajamento interno à solução, graças a uma acurácia de respostas de mais de 99%, abrangendo todas as áreas da organização, incluindo os mais de 400 colaboradores do setor de relacionamento, entre outros assuntos. O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal do Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1032 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (19), com a presença de Patrícia Gravalos, gerente de marketing da Camicado, que abordará os desafios de uma varejo inspirador, intuitivo e funcional; na quinta, será a vez Melissa Casagrande, diretora sênior de excelência operacional e experiência com o cliente na Bloomin’ Brands; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Cultura cliente: O papel das startups na mudança de mindset”, reunindo Lucas Fonseca, fundador e CEO da BeX, Eric Baravelli, especialista em CX, e Daniel Alfonso Gonçalves, head de CX da Daki.

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