Diretores da rede Mundo Animal e da M&A Franchising descrevem como manter a centralidade no cliente unindo gastronomia, entretenimento e propósito
Com o propósito de oferecer uma opção com gastronomia e entretenimento em ambiente temático para famílias com crianças, a lanchonete Mundo Animal saiu do interior gaúcho para, em pouco mais de uma década, se espalhar por 15 Estados brasileiros com suas mais de 70 unidades em sistema de franchising. Com um ambiente que remete à selva e tendo como mascote o Leonel, um “leãozinho” que contracena com outros quatro personagens, um pocket show complementa a experiência desenhada para adultos e crianças em espaços que, nas capitais, chegam a alcançar 1,5 mil metros quadrados. Devendo fechar o ano com um faturamento acima dos R$ 400 milhões, a rede tem em seu planejamento uma expansão contínua pelo país, mantendo a cultura cliente humanizada na intensa interação com os mais de 2,7 milhões de seguidores nas redes sociais. O crescimento é fruto também do ponto de inflexão surgido em 2018, quando foi criada a holding M&A Franchising, permitindo a expansão acelerada, ainda que assentada em valores basilares para assegurar um crescimento sustentável. Esse quadro foi detalhado, hoje (15), por Marcos Gundel, diretor executivo da Mundo Animal, e Gisele Vam Beck, diretora de marketing e experiência do cliente na M&A Franchising, durante a 758ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Iniciando pela contextualização da trajetória da lanchonete desde 2011, quando foi fundada pelo sócio Ari Andrade da Silva já com o viés temático, em Capão da Canoa, no interior gaúcho, Marcos contou que, depois de crescer regionalmente e se consolidar, veio a criação, sete anos depois, da holding M&A Franchsing, detentora da marca Mundo Animal, com a chegada de Gisele e outro sócio, Jian Lorenzetti. O objetivo foi não só dar capilaridade ao empreendimento, mas aprofundar o conceito do negócio com sua vertente temática, tendo como público-alvo as famílias e suas crianças, inserindo novos conteúdos, aprimorando a decoração e incluindo os pocket shows com o mascote Leonel, ou seja, incrementando o entretenimento ao lado do foco gastronômico para atrair e encantar. “Nesse sentido, podemos dizer que criamos um novo nicho no Brasil, um negócio que praticamente não possui players diretos com os quais se comparar e competir. Atualmente são 74 unidades em operação, em 15 Estados brasileiros, e com perspectiva já definida de avançar com mais 60 novos pontos de venda franqueados em nosso planejamento de expansão.”
Complementando a história, Gisele disse que o negócio já nasceu com o propósito de se diferenciar dentro do concorrido universo das lanchonetes e que, o momento de inflexão surgido em 2018, com a M&A, foi marcado pela percepção de que havia espaço para fomentar mais elementos temáticos além do cardápio e do ambiente.
“Ao eleger as famílias com crianças como o foco do empreendimento, queríamos conhecer as dores desse público e como solucioná-las. Dessa forma, percebemos que faltava um local onde os pais pudessem levar seus filhos para poderem se alimentar e se divertir, mesmo à noite, sem que estivessem perturbando ambientes feitos primordialmente para os adultos. Atribuímos a esse fator o sucesso que sustenta nosso crescimento, que é o de possuir um propósito muito claro e genuíno para existir – o de favorecer e fortalecer os vínculos familiares por meio de uma experiência que é a expressão prática da nossa visão.”
Segundo ela, com a inauguração, em 2019, da primeira unidade já dentro do conceito ampliado, em Florianópolis (SC), já ficou claro que um dos aspectos em destaque da estruturação comandada por Marcos Gundel seria a inovação permanente. Uma delas seria a criação de cinco personagens, tendo como estrela principal o mascote Leonel à frente dos pocket shows temáticos.
Depois da executiva detalhar os personagens e de que forma esse entretenimento segue dando espaço para que as famílias usufruam e se divirtam, Marcos aproveitou para reforçar o quanto esse propósito veio colocar em evidência e preencher um vazio existente no mercado brasileiro quanto a negócios temáticos, tudo centrado em valores genuínos. Na concepção do executivo, foi o que permitiu levar algo que havia se originado dentro de um espírito interiorano e bem regional para os centros urbanos, com êxito – a rede vem dobrando de tamanho e deve fechar o ano com faturamento em torno de R$ 400 milhões. “Foi crucial para isso, também, pensar em um negócio sustentável, com pilares bem solidificados, dando um passo de cada vez. Percebemos, ao estudar o mercado de franchising, que um dos fatores de risco muito grande é justamente um crescimento muito acelerado e sem sustentabilidade. Muitos casos de fracasso na área deixam esse aspecto bem evidente”, pontuou o executivo, destacando o quanto esse tipo de negócio demanda de investimentos, sendo que se trata de lanchonetes com média de 1 mil a 1,5 mil metros quadrados de área, com sofisticada infraestrutura.
Houve tempo ainda para os convidados explorarem os motivos do sucesso da marca nas redes sociais, onde está presente há quatro anos e já acumula, no total, mais de 2,7 milhões de seguidores. Cenário sobre o qual Gisele fez questão de colocar em relevo a preocupação de que a conexão da marca com o público seja bem humanizada. Para isso, existem equipes que trabalham “de domingo a domingo” para responder às interações e produzir conteúdo para gerar mais clientes e fãs. Também descreveram os avanços baseados na inovação para alimentar a expansão da rede, aproveitando insights dos clientes e dos próprios franqueados, em um clima de permanente transparência e aproximação, assim como as formas de nutrir a cultura de customer centric da companhia.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 757 lives realizadas desde março de 2020. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (15), com a presença de, que falarão da lanchonete com aposta no lúdico para encantar; na quarta, será a vez de Rogerio Garchet, Chief Marketing and Customer Experience da Vero Internet, que abordará a diferenciação de provedor pelo foco no cliente; na quinta, será a vez de Milena Shimizu, gerente de consumer insights da Nestlé Brasil; e, encerrando a semana, o Sextou tratará do tema “Brand experience: Impacto emocional na percepção de valor”, reunindo Frederico Battaglia, VP de marketing e comunicação de marca da Stellantis para América do Sul, Juliana Saab, country lead da GPJ Brasil, Luciano Deos, CEO do Gad’, e Danilo Lima, head de branding da Flash.