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Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa

A experiência da embalagem na hora do unboxing

Quase 60% dos brasileiros consideram o uso de embalagens recicladas como um ponto decisivo na percepção de sustentabilidade de uma marca. O dado faz parte de pesquisa, realizada no início do semestre, junto a cerca de mil consumidores, pela Smurfit Kappa, multinacional irlandesa fabricante de embalagens de papelão ondulado. De olho nisso, a empresa anunciou a intensão de fazer a diferença na próxima edição da Black Friday, incentivando o uso de material sustentável de forma estratégica no comércio eletrônico, notadamente para os pequenos e médios varejistas.

De acordo com o CEO da empresa, Manuel Alcalá, as embalagens sustentáveis podem funcionar como ação relevante de branding, além de oferecer características de personalização na entrega. Em entrevista exclusiva ao portal ClienteSA, o executivo afirmou que o empenho da organização é contribuir para a experiência que os empreendedores pretendem oferecer aos clientes. “Pensando nisso, a companhia aproveitou o momento da sua primeira Black Friday para lançar um portfólio de embalagens especialmente para os pequenos e médios negócios. Nele, os consumidores poderão contar com caixas standard com impressão para vinhos, pizza, roupas e acessórios”, detalhou.

ClienteSA – De que forma as embalagens sustentáveis da Smurfit Kappa podem fazer a diferença na próxima Black Friday, notadamente aos pequenos negócios?
Manuel: É notável que o comércio eletrônico vem registrando séries seguidas de crescimento e a Black Friday é um dos maiores incentivadores do setor. Quando falamos de embalagens sustentáveis, precisamos ter em mente que elas ajudam os pequenos negócios a garantirem a segurança e integridade de suas entregas.
Além disso, as marcas estão usando cada vez mais as embalagens para fins de branding e experiência de unboxing, por exemplo. O uso das cores da empresa e a personalização de acordo com o produto ajudam a aperfeiçoar a experiência de compra do consumidor.
É muito importante ficar atento às tendências do mercado de embalagem, como, por exemplo, o crescimento da preocupação com a sustentabilidade no momento da compra. O setor de moda é um dos que vem puxando o interesse e a preocupação do consumidor com a sustentabilidade.
No início desse semestre, divulgamos uma pesquisa realizada com mais de mil brasileiros e brasileiras e 65% afirmaram que o uso de materiais de embalagens sustentáveis é um fator determinante nas decisões de compra no setor de moda. Além disso, o levantamento apontou que 59% dos entrevistados afirmaram que o uso de embalagens recicladas como um ponto decisivo na percepção de sustentabilidade de uma marca.

ClienteSA – Quais são os lançamentos que farão para a data, com foco nos pequenos e médios negócios?
Um dos pilares mais importantes da Smurfit Kappa é o de oferecer soluções personalizadas para cada um dos clientes, priorizando a qualidade, segurança e inovação em todas as embalagens do portfólio de acordo com a necessidade do cliente. Levamos em consideração a cadeia logística, a visibilidade do produto no ponto de venda e a experiência que marca quer promover para o consumidor final.
Pensando nisso, a companhia aproveitou o momento da sua primeira Black Friday para lançar um portfólio de embalagens especialmente para os pequenos e médios negócios. Nele, os consumidores poderão contar com caixas standard com impressão para vinhos, pizza, roupas e acessórios.
Para o setor de vinhos, as embalagens disponíveis podem armazenar duas ou quatro garrafas. Já para o setor de roupas ou acessórios em geral, serão disponibilizadas versões em uma variedade maior de tamanhos, com medidas P, M e G. Enquanto isso, faremos também a oferta exclusiva de caixas de pizza com dois diferentes tamanhos.
Pensamos nesses segmentos, pois são os que mais observamos procura e mercado para trabalharmos com as pequenas empresas. Como as embalagens já são produzidas com impressão, conseguimos fornecer soluções que os ajudem a impactar seus consumidores com uma experiência de unboxing. Além disso, também iremos oferecer uma série de descontos em diferentes categorias de produtos.

Quais são as estratégias digitais da empresa propiciando novos canais de venda e quanto pretende investir nesses projetos?
A Smurfit Kappa é uma empresa que vive a inovação em seu DNA. Estamos muito empenhados em oferecer novas soluções de produtos e serviços que sejam capazes de suprir uma demanda reprimida. Pensando assim, lançamos nosso eShop no início do ano, como uma maneira de atender àqueles empreendedores que não possuíam acesso a embalagens de qualidade por um valor acessível.
Esse projeto fez parte do nosso objetivo de implementar estratégias digitais para acessar novos canais de venda e melhorar ainda mais a experiência do cliente. No total, ele envolve o investimento de cerca de R$ 1,3 milhão em diversas ações.
Com a plataforma, conseguimos ampliar a base de clientes por meio de soluções sustentáveis, que valorizam a conveniência, proteção e experiência de unboxing que pode ser criada sob medida e, com isso, democratizar o uso de embalagens de qualidade para pequenos e médios empresários.

ClienteSA – Quais as vantagens a serem oferecidas ao pequeno empreendedor para engajá-los nos negócios da Smurfit Kappa?
Além de demonstrar o compromisso com inovação, a plataforma de e-commerce da Smurfit Kappa tornou-se uma alternativa para que empresários de diversos tamanhos façam pedidos personalizados de embalagens variadas. A loja marcou um novo momento para a empresa, que passou a trabalhar com consumidores finais também – pessoas físicas e pequenos empreendedores. E como uma empresa regida pela sustentabilidade, a Smurfit Kappa tem como objetivo apoiar pequenas e médias empresas no que se refere à importância de soluções sustentáveis de embalagens e como elas podem contribuir para o meio ambiente.
Além disso, a Smurfit Kappa oferece, dentro da loja on-line, uma opção de parceria para instituições e empreendedores, em que a própria SK desenvolve um portfólio específico para esses públicos, com opções de personalização e parcelamentos mais acessíveis.
O piloto do projeto foi desenvolvido em parceria com o EducaVinhos, comunidade de fomento a empreendedores e comerciantes de vinhos no país. A Smurfit desenvolveu três tipos de embalagens específicas para os parceiros da instituição, com uma arte neutra que pode ser utilizada por empresas diferentes. Dessa forma, os membros do EducaVinhos podem utilizar as soluções da Smurfit Kappa para o envio dos vinhos de suas lojas, mercearias e restaurantes com segurança, com soluções personalizadas e pagando de forma parcelada.

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