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Milene Gomes, diretora de retail marketing da divisão Consumer Electronics (CE) da Samsung Brasil

A importância da preparação dos varejistas e o dia a dia da área de retail marketing 

Em entrevista exclusiva, diretora da Samsung fala das estratégias da organização e do sucesso de uma mulher no mundo corporativo

“Para vencer em uma carreira corporativa, minha mensagem para as mulheres é que, além de trabalhar muito e com seriedade, tenham resiliência e autoconfiança, mais do que necessárias, mesmo que pareçam difíceis em um primeiro momento”. O conselho parte de Milene Gomes, diretora de retail marketing da divisão Consumer Electronics (CE) da Samsung Brasil, que está há mais de 10 anos na companhia liderando a área, à frente de projetos e iniciativas com foco em promotores e vendedores parceiros da marca no varejo. Nesta entrevista, ela dá detalhes sobre a rotina dentro da Samsung, além de dicas e melhores práticas para alcançar os resultados que mantêm a marca com destaque global do mercado de televisores há 17 anos. 

Fale um pouco sobre a sua formação, como iniciou a sua carreira até trabalhar na Samsung, e um pouco da sua rotina de trabalho:

Milene: Sou formada em propaganda e marketing, mas atuei pouco nessas áreas, tendo construído uma carreira mais focada na área comercial. Comecei como vendedora em uma loja de shopping, que foi o meu primeiro emprego. Depois, entrei na indústria, onde passei um bom tempo, absorvendo experiências em diferentes mercados, desde uma companhia que fabricava munições para caça, até uma empresa focada em engenharia genética.

Antes da Samsung, também tive uma experiência profissional fora do país, nos Estados Unidos, em uma empresa direcionada ao mercado de luxo, voltada a um público mais seleto. De volta ao Brasil, atendi a muitas contas de grandes empresas enquanto trabalhei em agência de comunicação. Ou seja, mesmo antes de iniciar minha trajetória por aqui, tive a oportunidade de lidar com muitos cenários e situações diferentes, o que me deu uma bagagem muito rica para atuar no mercado de tecnologia.

Na Samsung, entrei diretamente na área de Trade Marketing para cuidar da parte de expansão de lojas, há quase 11 anos, e de lá para cá, tive um crescimento interessante dentro da minha área. Entrei como gerente, fui promovida a gerente sênior, e hoje sou Diretora de Retail Marketing na área de Consumer Electronics.

Quais foram os momentos mais marcantes da sua jornada na Samsung até agora – e qual foi seu principal desafio?

São tantas coisas que é difícil elencar aquilo que mais marcou minha jornada. Para se ter uma ideia, a Samsung era uma companhia bem diferente. Tive o privilégio de supervisionar vários projetos logo no início da popularização dos smartphones no país, para ver a expansão dos nossos principais lançamentos e a consequente derrubada de toda a concorrência para chegarmos à liderança.

Além disso, participei ativamente da expansão das Smart TVs, justamente em um ponto de virada no mercado. Passamos por uma verdadeira revolução na tecnologia e da própria empresa. Saímos dos modelos de TV de tela plana de plasma, passando para opções com resolução Full HD. Depois, para a tecnologia 4K, e hoje estamos difundindo o 8K com o que há de mais avançado. A Samsung foi a empresa responsável por impulsionar o mercado, e isso é algo que fazemos até hoje. 

Considerando a constante atualização das tecnologias e o papel da Samsung nesse contexto, como é o processo de treinamento dos lojistas parceiros?

A Samsung é uma empresa pioneira, que sempre traz e difunde as tecnologias mais inovadoras. Não à toa, somos líderes de mercado globalmente. Por isso, também temos como missão educar as pessoas, sejam consumidores ou vendedores, sobre como utilizar ao máximo todas as facilidades que nossos produtos proporcionam. O papel da minha área é fazer com que as pessoas conheçam a fundo os nossos produtos, para que assim possam falar com propriedade.

Agora, por exemplo, em plena era dos streamings, a Samsung já está pronta para os próximos avanços, com funcionalidades já à disposição nos modelos mais recentes de televisores, já preparados para o futuro. Por isso, executamos um trabalho ativo para que nossos promotores e vendedores parceiros saibam explicar todos os diferenciais, considerando todas as tendências e inovações que não param de surgir.

Levando em conta sua experiência na área, como se dá o processo de preparação das lojas para o lançamento de produtos e em datas especiais do varejo?

Esse processo começa muito antes da data em si chegar. A Samsung faz todo o monitoramento, usando inteligência para mapear uma quantidade imensa de dados que são reportados pelos times de promotores. Baseado nos aprendizados sobre o comportamento dos consumidores e nossas projeções, realizamos a preparação das lojas para receber uma promoção específica ou participar de uma efeméride capaz de incentivar o consumidor na hora da compra.

Basicamente, nós realizamos um trabalho 360, com todo o time de marketing, produto e vendas, em que fechamos todas as estratégias comerciais previamente. A área de trade marketing, junto com a área de canais, fica atenta, planeja e executa as melhores oportunidades para implementar e alcançar o nível máximo de sucesso em todas as datas promocionais. Isso engloba desde a negociação de espaço em loja, até a produção e exposição da comunicação especial para a promoção, além do monitoramento daquilo que todo o mercado está fazendo.

Em lançamentos de produtos e na consequente sustentação, também realizamos treinamentos específicos para o varejo, com um time em campo dedicado a isso. Como exemplo, o lançamento do portfólio 2023 das Smart TVs da Samsung, no início de junho, trouxe complementos interessantes à linha, como a Neo QLED 8K mais avançada de todos os tempos e a chegada da inédita Smart TV OLED 4K, com uma tecnologia exclusiva e diferenciada da marca. Todas essas novidades demandam uma preparação especial do nosso time para que as informações principais estejam na ponta da língua de todos os parceiros. Também faz parte do nosso escopo promover sessões de treinamentos com vendedores parceiros, com instrutores à disposição, além de lives, eventos e convenções, tudo para auxiliar esse importante instrumento para o sucesso de nossos objetivos que são as lojas.

E o contrário: quais estratégias a Samsung aplica e são recomendadas para atrair clientes e gerar vendas em períodos considerados menos movimentados?

O esforço se dá na mesma medida, mas por uma geração de demanda que parte de nós, e não de um evento externo. Estamos sempre promovendo live shops, trazendo diferenciais em tecnologia dos nossos produtos, além de manter um discurso de vendas sempre afiado do nosso time. Eles são os grandes responsáveis por comentar sobre o nosso portfólio, indicar produtos e dar preferência às nossas soluções para o cliente final.

Além disso, também fazemos campanhas de incentivo junto aos vendedores e com o nosso time de promotores, por meio das plataformas do parceiro varejista ou com a plataforma da Samsung.

Fora da Samsung, quais são seus hobbies, gostos e preferências? Eles influenciam de alguma forma a sua rotina profissional?

Todo o meu foco está no equilíbrio. Sou uma pessoa muito disciplinada, e uso a prática de atividades físicas, como natação e musculação, para esse objetivo. Sou muito regrada quanto ao meu tempo, tenho hora para acordar e para dormir, além de dedicar um espaço na minha agenda para todas as outras atividades do meu dia. Pode parecer exagero, mas é essa disciplina que me permite ter ganhos reais e resultados positivos, sem sacrificar muita coisa. Para que eu tenha mais tempo para passar com meu filho, por exemplo, eu sigo um esquema estabelecido, que me garante um tempo de qualidade para passar com ele e com as pessoas que eu amo. 

Quais são suas grandes inspirações na carreira? O que você mais admira nelas?

Ao invés de citar uma pessoa ou organização, vou falar sobre a minha inspiração principal que, além de entregar bons resultados e para o meu grupo, é ajudar as pessoas. Hoje vejo o ambiente empresarial como muito competitivo, e o meu trabalho, portanto, é fazer com que outras pessoas possam crescer junto comigo.

Hoje tenho esse papel muito mais forte do que no início da minha carreira, principalmente por ter crescido profissionalmente e alcançado uma posição que me dá muito orgulho. Mas, à medida que seguimos em frente, nossa responsabilidade também cresce. Hoje o que mais prezo é manter o equilíbrio para não perder o lado humano, mesmo – e principalmente – nas relações de trabalho. E sei que, quanto mais eu crescer, mais posso fazer pelos outros.

Qual mensagem você deixa para outras mulheres que desejam seguir carreira corporativa e/ou em uma empresa de tecnologia?

Além de trabalhar muito e com seriedade, minha mensagem é que resiliência e autoconfiança são mais do que necessárias, mesmo que pareçam difíceis em um primeiro momento. É claro que nós sempre teremos questionamentos e turbulências, naturais em nosso caminho. Mas quando confiamos em nós mesmas, não há nada que nos pare – ninguém pode ir contra esse sentimento.

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