Entre as datas comemorativas, o Dia dos Pais é considerado uma das que menos movimenta o varejo. Ainda assim, se apresenta como oportunidade para as empresas conquistarem novos clientes e estreitar o relacionamento. É o que revelam os especialistas e os profissionais das empresas, em entrevistas exclusivas ao portal ClienteSA. Na visão de Fernanda Della Rosa, assessora econômica da FecomercioSP, o mercado deve aproveitar a data para atrair os consumidores que irão às lojas atrás do presente do pai. “Estando na loja, ele poderá interessar-se pela compra de outros produtos ou mesmo voltar no futuro”, opina Fernanda.
Com base em pesquisas realizadas com os clientes, a Leroy Merlin foi por esse caminho e investiu no ponto de venda para criar um clima próprio para a data e em uma campanha temática. “Procuramos incentivar o uso de ferramentas pelos clientes, com cursos e demonstrações”, explica Fernando Castanho, diretor de loja da Leroy Merlin, que vê na data uma forma de ampliar o relacionamento.
Para Edgard Monforte Merlo, professor associado da FEA-RP/USP, é importante nesse momento proporcionar boas experiências de consumo, que vão desde o atendimento, até a variedade de produtos em estoque. Ele comenta que o cliente tem valorizado cada vez mais um processo de compra diferenciado. “Trabalhar a experiência do cliente é a saída para fidelizar. Os descontos em si, podem ser um atrativo, mas não fidelizam. Por outro lado, boas experiências podem fazer com que ele volte sempre”, esclarece.
A Heineken seguiu essa tendência com o lançamento de uma capa térmica para o keg de cinco litros, que fará parte de um kit presente exclusivo para o Dia dos Pais. “Buscamos trazer inovações atreladas como essa à ações promocionais. O objetivo é agregar valor ao produto e oferecer ao consumidor uma experiência diferenciada com a marca”, explica Bernardo Spielmann, gerente de brand da Heineken. A marca também investiu em ações que conectem com o universo do target. “Elas são cruciais, principalmente, no contexto digital onde temos uma possibilidade de impactar um grande número de pessoas a um custo relativamente baixo”, conta. Um exemplo é a criação do aplicativo “Eu Curto meu Pai” para o Facebook, lançado no dia 5 de agosto, e, em menos de três horas teve mais de 8.500 interações.
Já a aposta do Groupon para se diferenciar está na escolha das ofertas para o Dia dos Pais, segundo Patrick Schmidt, vice-presidente na América Latina. “O foco foi levar produtos que possam integrar a família por meio da alta tecnologia”, revela. Dentro disso, o site de compras coletivas buscou parcerias para produtos como os tablets, smartphones e câmera fotográfica. Além disso, criou especialmente para a data, uma aba especial com essas ofertas.
Centros de lazer
Nos shoppings não é diferente. A aposta do Santana Parque é na adequação do mix de loja, atração de novas operações, além de sorteios para clientes e equipe de vendas. Outro investimento é em treinamento. “Procuramos capacitar toda a nossa equipe, bem como a equipe dos nossos parceiros no sentido de envolver o cliente e lhe prestar o melhor atendimento possível”, conta Carlos Santos, superintendente do shopping. Ele explica que o Santana Parque procura promover um centro de entretenimento, onde os consumidores se sintam bem. “Queremos que venham para o lazer e não somente para compras”, completa.
Com o mesmo objetivo, porém de maneira diferente, o Shopping Bonsucesso tem nas promoções a grande isca para conquistar os clientes na data. “Procuramos realizar ações que despertem no cliente a vontade de participar. Sempre agregamos valor e apelo nas campanhas, além dos prêmios”, revela Ediléia Ferro, gerente de marketing. Para o Dia dos Pais, além do sorteio de prêmios, o Shopping Bonsucesso fará uma ação no Facebook em parceria com o cinema, premiando clientes com combo de ingressos, pipocas e refrigerantes.
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