Abrasol e Syspub desenvolvem software de gestão alimentar

0
13

A Abrasol Empresarial, Associação Brasileira das Empresas de Software Livre, e a Syspub Consultoria, Planejamento e Informática, desenvolveram solução de Sistema de Gestão de Alimento (SGA), baseada no conceito de software livre destinada a gerenciar programas alimentares de municípios de todos os portes. A solução visa a administração eficiente dos alimentos servidos pelo setor público desde o fornecimento, compra, distribuição, elaboração do cardápio e consumo das refeições.
Esse sistema possui uma série de funcionalidades, tais como: calcular a quantidade de calorias e proteínas necessárias para cada local, com base na faixa etária e no número de pessoas servidas; e calcular o custo de cada refeição servida. Essas informações possibilitam ao município definir o número necessário de produtos para cada unidade, cumprir a quantidade obrigatória de calorias diárias e planejar com meses de antecedência os produtos que serão necessários. O SGA também monta o cardápio, tendo como parâmetro a receita destinada pelo município para a alimentação pública.
A tecnologia empregada no SGA permite a independência de plataforma. A solução pode ser utilizada tanto em máquinas com o sistema operacional Linux como Windows. No caso da plataforma Linux, há uma redução significativa de investimentos em equipamentos de informática, podendo, inclusive, utilizar equipamentos de baixo custo.
Para a utilização do software, serão disponibilizados três modelos: sistema local, onde o município obtém gratuitamente a solução pela web, fazendo o download pelo site www.gestaoalimentar.com.br; sistema de instalação por meio de um CD; e o sistema remoto modelo ASP (Application Service Provider), no qual a solução estará em um servidor central, e o município poderá acessá-la via Internet. O suporte técnico ao SGA é prestado em duas modalidades: a operacional e a nutricional. Na primeira, os técnicos esclarecem aos usuários do sistema as dúvidas sobre a utilização do aplicativo. Na segunda, uma equipe de nutricionistas auxiliam os municípios que não contam com esses serviços.