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Adoção de Plataforma de Dados de Clientes cresce de forma acelerada

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Katrina Wong, vice-presidente. de marketing para o Twilio Segment

Estudo anual da Twilio revela novo recorde de chamadas de API na plataforma e sinaliza mudanças críticas na forma como as empresas potencializam suas experiências digitais

A Twilio Segment, publicou o Relatório da Plataforma de Dados de Clientes (CDP) de 2022, o terceiro estudo anual, refletindo as descobertas de dados de uso de plataforma anônimos dos mais de 25 mil clientes. “A principal constatação é a de uma adoção agressiva de CDPs no ano passado, à medida que as empresas criam estratégias de engajamento de clientes digitais e reduzem sua dependência de dados de terceiros”, afirmou Katrina Wong, vice-presidente. de marketing para o Twilio Segment.

De acordo com a executiva, “nos últimos anos, as empresas foram forçadas a repensar a maneira como se envolvem com os seus clientes e como criam experiências digitais personalizadas para eles. Isso criou uma demanda explosiva por CDPs. O volume de chamadas de API na plataforma Twilio Segment vem crescendo de forma constante há quatro anos. Se 2020 foi um ponto de inflexão, com números recordes de chamadas de API na plataforma, no ano passado esses números recordes atingiram mais de 1 trilhão por mês”.

O relatório também avaliou setores específicos e descobriu que a mudança das interações com os clientes de pessoalmente para online veio para ficar, com clientes de varejo relatando um aumento de até 1000% no volume de dados durante eventos sazonais de comércio eletrônico, como Black Friday e Cyber Monday. “As empresas foram confrontadas com dois grandes desafios – evoluir sua pilha de tecnologia para oferecer um engajamento de cliente de classe mundial e se adaptar a regulamentações de privacidade mais rígidas que forçam as empresas a reconstruir suas estratégias de dados existentes, sem deixar de oferecer experiências personalizadas. Os CDPs agora são de missão crítica porque oferecem acesso a dados primários excelentes, precisos e compatíveis, permitindo que as empresas não apenas concorram, mas prosperem em um mundo digital-first”, analisou Katrina.

Nova oportunidade de marketing
Na avaliação da VP, “a sentença de morte foi dada para os dados de terceiros. Entre o aumento das regulamentações de privacidade e a mudança para um futuro sem cookies em aplicativos e navegadores, adotar dados primários agora está se tornando uma obrigação para qualquer empresa”.

Para ela, embora essa mudança deva significar um desastre para os anunciantes, hoje o mercado já está explorando novas abordagens e adaptando novas tecnologias com empresas e profissionais de marketing que desejam criar experiências digitais para os seus clientes. “Os CDPs tornaram-se fundamentais porque permitem que as empresas aproveitem os dados primários que possuem, priorizando a privacidade e o envolvimento personalizado do cliente. Isso torna os CDPs, cada vez mais, a melhor opção dos profissionais de marketing”.

À medida que os candidatos se preparam para um mundo sem cookies, eles também estão se voltando para os serviços de publicidade do Google, Facebook e Amazon. “Esses jardins murados possuem uma quantidade robusta de usuários e são alguns dos aplicativos mais usados pelo Twilio Segment. A combinação desses principais aplicativos com a crescente demanda por CDPs mostra que aproveitar a escala e o alcance de um jardim murado é fundamental para ativar, converter, reter e aumentar os clientes”, acrescenta a executiva.

Mais dados, menos aplicativos
No ano passado, houve – informou a VP – um aumento explosivo nos dados processados e chamadas de API em todos os negócios, incluindo streaming, comércio eletrônico, entrega sob demanda e muito mais. “Apesar desse crescimento recorde no volume de dados, o número médio de aplicativos usados na verdade diminuiu para 9%, mostrando que as empresas estão procurando reduzir a expansão da martech”.

Como resultado, acrescentou ela, as companhias estão enviando dados para ferramentas de publicidade digital e data warehouse da plataforma Twilio Segment, a fim de otimizar a eficiência dos dados. “Essa evolução foi desencadeada pela necessidade de mais armazenamento e largura de banda de processamento, bem como recursos analíticos aprimorados, com o aumento do volume de dados. No ano passado, as categorias de data warehouses e plataformas de análise tiveram o maior crescimento anual na plataforma Twilio Segment como integrações”.

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