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ADVB traça o perfil do vendedor B2B


O profissional de vendas tem idade média de 36 anos, 73% são das classes A e B, 98% possuem escolaridade igual ou superior ao ensino médio completo, e 77% têm imóvel próprio. Está na profissão há cerca de 10 anos, a renda média pessoal é de R$ 2,4 mil e tem como meta o aumento da carteira de clientes, além de ser dono do seu próprio negócio. Estas são algumas conclusões da primeira de uma série de pesquisas que a ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) vai realizar este ano, em parceria com o Instituto Toledo & Associados, dentro do programa de comemoração dos 50 anos da entidade.

A pesquisa revelou que os homens ganham até 62% a mais do que as mulheres com este trabalho. A vantagem masculina se dá tanto entre os assalariados quanto entre os comissionados. No primeiro caso, eles recebem em torno de R$ 2,1 mil e elas, R$ 1,5 mil. No segundo, a média é de R$ 3,4 mil para eles e R$ 1,7 mil para elas. Independentemente do setor de atuação, 74% dos profissionais, de ambos os sexos, trabalham com carteira assinada, sendo que mais da metade (53%) tem como forma de remuneração o salário fixo mais uma comissão. A média de idade dos homens vendedores é maior do que a das mulheres. Eles têm de 20 a 49 anos. Entre elas, a média é de 20 a 29 anos.

A pesquisa revelou ainda que esse profissional de vendas tem alto grau de escolaridade: 56% declararam ter ensino superior incompleto/completo e pós-graduação. Já 42% cursaram até o ensino médio completo. Apenas 25% dos entrevistados realizaram planejamento prévio para entrar na profissão. Entre os outros 75% que começaram no ramo por acaso, parte foi convidado ou viu no segmento uma alternativa para fugir do desemprego. Já dentro da área, os profissionais costumam ter uma trajetória constante. Mais de um terço dos que trabalham em comércio e serviços atuam com vendas há cinco anos. Os da indústria são os que têm mais tempo na profissão: até 10 anos (55%). No item desempenho profissional, 50% disseram ter alcançado as metas programadas para 2005.

O estudo sobre o vendedor B2B (Business-to-Business), entrevistou 300 profissionais de São Paulo, atuantes em departamentos de vendas do comércio (40%), da indústria (35%) e de serviços (26%).

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