Agilidade no acesso às informações
Com mais de 24 lojas de distribuição espalhadas pelo país, a Editora e Distribuidora de Livros SBS (Special Books Services) está aprimorando a infra-estrutura de TI e sistemas de comunicação fazendo uso de tecnologia de ponta. Por meio de redes virtuais privadas (VPN) e tecnologia ADSL (internet), a empresa interligou grande parte dos pontos de vendas de livros e filiais regionais distribuída por diferentes Estados à matriz em São Paulo. Com este projeto, implementado pela integradora NetMicro, a SBS conquistou mais agilidade no acesso às informações, maior integração entre unidades e segurança dos dados para os funcionários e clientes.
Além da solução de interconexão de lojas e filiais desenhada pela NetMicro, esta integradora também proveu uma solução sob demanda para a SBS, o Office On Demand, que reúne em um só pacote a oferta de softwares, hardware e serviços, com pagamento mensal, de acordo com o número de usuários.
De acordo com Simone Galiazi, gerente de informática da SBS, a editora apresentava duas grandes necessidades. A primeira, era interligar filiais e livrarias para ter à disposição informações atualizadas, com segurança e em tempo real. Pois, antes esta atualização era feita apenas uma vez, no final do dia. O outro grande desafio era fazer com que o software de gestão (Financeiro) – recém implementado na editora – rodasse na matriz e nas filiais regionais, sem a necessidade de fazer um grande investimento na infra-estrutura de TI com a compra de servidores.
“Com estas necessidades, analisamos várias alternativas de projetos junto ao mercado e decidimos pelo Office On demand da NetMicro, alternativa que apresentou melhor serviço de atendimento pré-venda e abertura à negociação conforme o andamento do projeto, além de um suporte técnico mais completo. Esta solução sob demanda é baseada na tecnologia Citrix que permitiu a disponibilização de dados on-line e centralização de servidores na matriz, além de faciliar os processos de atualizações de versão de nosso software de gestão”, comenta a gerente.
A SBS pretende completar a expansão da solução Citrix nas lojas que ainda não estão em VPN e explorar os recursos que a ferramenta móbile desta fabricante oferece. “Temos planos de fazer uso de solução wireless para os armazéns que possuem grande área e necessitam de pontos de acesso à internet e sistemas internos”, comenta Simone.