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Agora, o foco são as emoções

Conforme o tempo passa, mais os clientes visam por um relacionamento mais humano e próximo com as empresas. Não por menos, tal relação está cada vez mais emocional. Os consumidores, a cada dia que passa, acabam confiando mais em opiniões do que em ações publicitárias. O uso constante das redes sociais e do meio digital faz com que o consumidor tenha mais fontes para ser impactado. Por esta razão, as empresas vêm aumentando os seus investimentos em publicidades digitais – apenas em 2015, o valor aplicado em publicidade na internet, no Brasil, está estimado para ser em R$ 9,5 bilhões, segundo dados da IAB Brasil. 
Por conta desse novo cenário, a Avanade acredita que, cada vez mais, será necessário que os setores de marketing e TI trabalhem em conjunto. Somente assim será possível analisar e compreender novos comportamentos e engajar o consumidor de maneira positiva. Um exemplo levantado pela empresa, de como o uso da Tecnologia da Informação pode responder às necessidades emocionais do cliente, é aplicação do Big Data. Com ela, as empresas podem identificar tendências para antecipar a decisão de compra do consumidor. 
Outro ponto onde TI e Marketing podem convergir é por meio do uso crescente de mídias sociais e de comunidades online. O que traz às companhias o desafio de monitorar e responder às reclamações e elogios em tempo real, para que possam sempre se posicionar com seu público. Mas, em todas as opções escolhidas, os negócios precisam ter em mente de que é preciso estar atentos às novas tecnologias e inovações, bem como procurar estar sempre à frente sobre aquilo que desejam seus clientes.

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