Americanas.com apresenta perfil do cosumidor no e-commerce

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Fornecedores, agências de propaganda e parceiros comerciais têm um novo meio de acesso a informações sobre as características de seus consumidores na internet. Criado pela Americanas.com, empresa do varejo virtual, o serviço que acaba de ser lançado vai responder a duas perguntas fundamentais para os negócios quando se trata de ações de marketing e vendas: o perfil do cliente e o retorno das campanhas para determinado público-alvo.

Por expor somente dados coletivos, o sistema garante a privacidade da identificação dos clientes da Americanas.com, permitindo a análise de perfil sem identificação de nenhum cliente. Esse serviço é dirigido apenas a fornecedores, parceiros comerciais e agências que procuram conhecer o comportamento de seus clientes no e-commerce para criar campanhas e estratégias de marketing mais precisas, seguindo as reais necessidades e os interesses dos consumidores.

“O expertise adquirido por um canal de vendas 24 horas como o varejo on-line, nos três anos de funcionamento da Americanas.com, nos dá a confiança de oferecer um serviço diferenciado para os parceiros”, destaca Renato Drumond, diretor comercial da loja virtual. O produto foi desenvolvido internamente durante três meses, envolvendo as equipes das áreas de conteúdo, desenvolvimento, marketing e layout.

A Americanas.com criou uma extranet que dará acesso a dados demográficos como idade, localidade, sexo, forma de pagamento e canal de venda (loja virtual, quiosques ou televendas), entre outros. A pesquisa também permite a mescla de itens por interesse do usuário. Por exemplo, se uma empresa quiser saber qual produto da sua marca vendeu mais em determinado mês para um público especifico (por idade e sexo), num estado/cidade/país, basta selecionar essas opções e o resultado da pesquisa aparecerá na tela de seu computador.

O serviço possui ainda a categoria visitação, que permite às empresas usuárias saberem o número de exposições de cada produto e quantos dos acessos foram realmente convertidos em vendas. Este recurso possibilita que a empresa reavalie sua estratégia, se necessário, e faça as adaptações necessárias para tornar o artigo mais atrativo para seus consumidores.

“Estamos oferecendo a possibilidade de as empresas conhecerem com mais profundidade os elementos que impulsionam as vendas e os que precisam ser aprimorados. É o comportamento do consumidor no ato da compra”, afirma. O executivo ainda ressalta que o sistema oferece o mesmo padrão de segurança de outras ferramentas já desenvolvidas pela Americanas.com, garantindo que apenas as empresas autorizadas terão acessos aos dados referentes as suas marcas. “De maneira alguma o perfil do consumidor de uma determinada empresa será acessado pela concorrência”, assegura.