O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Análise de dados



A FIA – Fundação Instituto de Administração abre inscrições para o curso de pós-graduação “Análise de Dados e Data Mining”, direcionado para administradores em geral. No curso desenvolvido pela instituição, o aluno pode cursar os módulos de maneira separada e, em cada um deles, conquistar uma especialização no assunto que resultará, ao final, no título de pós-graduado.

 

“Esta ação inédita da FIA de produzir um curso dividido em módulos é uma forma de capacitar profissionais especializados no assunto de maneira mais rápida para atender as urgentes necessidades do mercado”, explica Alessandra Montini, doutora em Administração de Empresas na Área de Métodos Quantitativos e professora dos cursos de MBA e Pós-Graduação da FIA.

 

São três módulos, que podem formar de maneira mais rápida esse profissional para o mercado. O Módulo I, “Entendendo e selecionando dados: Análise Exploratória de Dados e Amostragem”, é direcionado a profissionais de diversas áreas de atuação, que nunca tiveram contato com o assunto para conseguirem entender de maneira sólida todas as possibilidades do Data Mining. No módulo são apresentados importantes esquemas de amostragem para grandes bancos de dados e técnicas utilizadas na análise exploratória de dados.

 

Já o Módulo II, “Técnicas aplicadas a Data Mining: Estruturação de Informações e Modelos de Análise”, tem como objetivo apresentar as principais técnicas de estatística utilizadas na tomada de decisão. E o Módulo III, “Modelos de Data Mining”, é direcionado para os especializados nos dois primeiros módulos e a estatísticos e profissionais que trabalham diretamente com o assunto e necessitam aprimorar seus conhecimentos em todas as possibilidades que o Data Mining oferece.

 

Informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3847-3706, 3847-3757 ou e-mail [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Análise de dados



A Sybase, fornecedora de software e serviços voltados ao gerenciamento, análise e disponibilidade das informações no ambiente móvel, anuncia a versão mais recente do servidor analítico Sybase IQ 15.2. Com busca completa de textos, query federation e recursos analíticos habilitados para a Web, a solução oferece recursos de respostas e reporting de negócios, transformando dados brutos em informações acessíveis.

 

Estima-se que a maioria das informações corporativas esteja bloqueada em textos não estruturados, em formatos que vão desde e-mail, respostas de pesquisas e notas de contact centers, até páginas da Web, artigos noticiosos e mídia social. O Sybase IQ permite que os tomadores de decisões analisem as tendências dos negócios, façam previsões dos resultados e revisem estratégias, normalmente em questão de segundos. “Com o Sybase IQ 15.2, as empresas podem analisar fontes de informações que antes eram inexploradas, como conteúdo web e e-mail, para oferecer respostas mais inteligentes por meio de dados estruturados e não estruturados”, afirma Joydeep Da, diretor de gestão de produtos, data warehousing e analítica da Sybase.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Análise de dados



Autor: Lina Krafta

 

No âmbito empresarial, a tomada de decisão é algo constante e fundamental. Todo profissional que queira assumir um papel decisivo, ou então que já atue em um nível gerencial, deveria possuir um conhecimento avançado adequado sobre sistemas, técnicas e métodos de análise de dados, de forma a utilizar e aproveitar informações disponíveis em seu contexto.

 

Com o auxílio de ferramentas adequadas, é possível explorar dados qualitativos (opiniões, críticas, sugestões, etc.) e produzir informações que sinalizem respostas pertinentes a muitos dos questionamentos que surgem no dia-a-dia de uma organização. Dados qualitativos podem identificar ou antecipar oportunidades e problemas de forma mais pontual, com custo operacional reduzido. Existem várias técnicas de coleta e de análise de dados (como a análise léxica ou o verbatim, por exemplo) que permitem identificar automaticamente este tipo de dado, como as informações do setor de pós-venda ou de atendimento ao cliente.

 

Além do contato decisivo com os clientes finais, outro setor não menos importante dentro das empresas, e de onde se podem obter informações de grande relevância e utilidade, é o de Recursos Humanos. Hoje, os profissionais da área de gestão de pessoas já não se preocupam somente com questões trabalhistas, mas também com o desenvolvimento e a motivação dos colaboradores, aumentando, em muito, a importância da sua atuação dentro das organizações.

 

Utilizando aplicativos específicos, pode-se ter, por exemplo, um controle completo sobre o clima organizacional, avaliando-se as relações internas entre funcionários do mesmo e de diferentes escalões; também é interessante um coletor de idéias e um sistema de ouvidoria interna, entre outras tantas aplicações da área. Tais recursos permitem a exploração adequada de dados qualitativos, através de procedimentos sistematizados que asseguram qualidade e mesmo originalidade nas descobertas, a partir de uma visão integrada e um tanto inovadora.

 

De fato, a subjetividade das informações obtidas é o que vai permitir explicar ou compreender as verdadeiras razões do comportamento de determinados setores e departamentos. Usando dados qualitativos para a tomada de decisão, com opiniões mais abertas e espontâneas, pode-se ter a chance de identificar ou antecipar situações favoráveis ou não, com a grande vantagem de partir da exploração de um dado completamente espontâneo, e não induzido de forma alguma o que poderia enviesar a informação.

 

A união entre a rotina de pesquisas de satisfação e relações internas, com o uso de ferramentas adequadas, potencializa o trabalho dos profissionais de gestão de pessoas, criando uma base de informações precisas e seguras, e facilitando a tomada de decisão.

 

Lina Krafta é diretora executiva da Sphinx Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Análise de dados



O livro “Análise de Dados: modelagem multivariada para tomada de decisões”, que acaba de ser lançado pela editora Campus-Elsevier, revela a importância do tratamento e da análise de dados em ambientes acadêmicos e organizacionais. A publicação surgiu da necessidade de maior embasamento nos processos de tomada de decisão entre pesquisadores, executivos e empreendedores, provenientes dos mais diversos campos do conhecimento.

 

Seja na elaboração de trabalhos acadêmicos, na condução de projetos de consultoria e até na vida pessoal, o livro oferece uma oportunidade de preparação para obtenção de ferramentas voltadas à tomada de decisões melhores e mais rápidas. Ele proporciona uma visão geral do entorno e das circunstâncias a que o leitor está exposto no mercado de incontestáveis oportunidades.

 

Os autores identificam as áreas-chave para a utilização das técnicas de análise de dados e dão exemplos de como utilizar a modelagem multivariada. Além disso, é possível encontrar, ao longo da leitura, aplicações em áreas como finanças, marketing, engenharia, operações e logística, gestão de recursos humanos, tecnologia da informação, políticas públicas, psicologia, medicina, entre outras.

 

Ficha Técnica
Título: Análise de Dados: modelagem multivariada para tomada de decisões
Autor: Luiz Paulo Fávero, Patrícia Belfiore, Fabiana Lopes da Silva e Betty Lilian Chan
Editora: Campus-Elsevier
Páginas: 672
Preço: R$ 169,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima