Estudo do Itaú Unibanco traz dados de como essa parcela da população está gastando seu dinheiro
Transportes por aplicativos, mercados e fast foods são os segmentos que lideram os gastos da geração Z, que também é a que tem apresentado maior crescimento no consumo. Estes são alguns dos insights de estudo divulgado pelo Itaú Unibanco sobre as compras efetuadas pelos jovens nascidos entre 1995 e 2010, indicando serem aqueles que ainda compram mais on-line e utilizam mais o Pix do que a média da população, além de terem aumentado de forma relevante os gastos em sites de emprego neste ano.
“Com um poder de compra maior a cada ano, a atenção dessa geração é cada vez mais cobiçada pelos setores de consumo.. O estudo do Itaú analisou as compras realizadas com cartões de crédito e as transações via Pix feitas de CPF para CNPJ, considerando os meses de janeiro e fevereiro de 2023 — e a comparação com o mesmo período de 2022”, informou Mario Miguel, diretor de cartões e pagamentos do Itaú Unibanco.
Perfis das transações
Os resultados apontam uma alta de 30% nas compras realizadas com cartão de crédito de um ano para o outro, sendo a geração que mais avançou no período — a geração Y, por exemplo, registrou aumento de 10%. O ticket médio das transações ainda é mais baixo, de cerca de R$ 108 e, considerando todas as gerações, o valor médio das compras é de R$ 168.
No recorte apenas sobre o Pix, que no levantamento considerou apenas aqueles que configuram transação comercial (de CPF para CNPJ), os índices de crescimento são mais altos — alinhados com a maior adesão ao pagamento tanto por consumidores quanto por empresas. O avanço nos dois primeiros meses de 2023, na comparação com 2022, foi de 83% no valor transacionado e de 153% na quantidade de transações — com ticket médio de R$ 147 (também mais baixo que o gasto médio geral, de R$ 325).
“Os jovens tendem a adotar novidades rapidamente e isso não tem sido diferente no setor de pagamentos. E, vemos um espaço de evolução relevante conforme essa geração passe a ter um poder de consumo mais alto e necessidades de vida ampliadas. Apesar de ainda representar o menor pedaço entre todas as gerações, os jovens da geração Z são uma fatia cada vez mais importante, que vai liderar a forma como o mercado se transformará nos próximos anos”, comentou o diretor.
Onde gastam mais
Em janeiro e fevereiro de 2023, as transações em aplicativos de transporte lideraram o consumo no cartão de crédito na geração Z, representando 14% de todas as transações realizadas. O top 5 é seguido por mercados, com 11%, fastfood, com 9%, lojas de conveniência, 5%, e postos de combustíveis, também com 5%.
Entre os ramos que mais cresceram na comparação com o ano passado estão dois segmentos teoricamente opostos. O levantamento mostra que as compras de jogos eletrônicos e aparelhos de videogames cresceram 519% entre 2022 e 2023 (considerando os dois primeiros meses do ano) — um segmento já naturalmente associado aos mais jovens. Mas outro aumento relevante foi nos gastos em sites de emprego — incluindo assinatura do LinkedIn — que avançaram 403% no período.
A alta intimidade com o universo digital se reflete na maior adesão às compras on-line e às novas tecnologias de pagamento. Considerando as transações com cartão de crédito, a geração Z tem o seguinte comportamento: 36% das compras são realizadas no digital (contra 31% considerando todas as idades); 38% das compras presenciais são feitas utilizando tecnologia de aproximação (contra 28% considerando todas as idades).
Somando as compras feitas com cartões às realizadas via Pix, também é possível identificar que os mais jovens têm maior adesão ao pagamento instantâneo. Nos dois primeiros meses de 2023, o Pix representou 37% das compras, e o crédito, 63% – considerando todas as transações, estes números são 18% e 82%, respectivamente. Além disso, a geração Z também teve um avanço importante em relação a 2022, quando o Pix representava 23% das compras, e o crédito, 77%.