Banco Carrefour aumenta vendas de seguros com uso de análise de dados

Sistema de inteligência ajudou a melhorar a gestão comercial e experiência do cliente

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O Banco Carrefour recorreu à análise de dados para apoiar as tomadas de decisões de negócio, desde aquelas mais relacionadas às áreas de back office até outras relacionadas à gestão da jornada do cliente. Com essa facilidade de acessar as informações da operação a qualquer momento, pelo uso da ferramenta da MicroStrategy, fornecedora de software de BI e Analytics, a organização pôde aumentar as vendas de seguros em 20%, já na primeira semana. O uso da tecnologia também possibilitou a unificação dos dados de várias áreas e grupos de trabalho, acabando com as divergências de informações.

A empresa oferece produtos financeiros, principalmente cartões de crédito, aos clientes do Grupo Carrefour Brasil e Atacadão. Seu portfólio de serviços inclui não somente o cartão para facilitar o processo de compras, mas também, seguros, conta digital, descontos em produtos e outras ofertas de crédito. “Diante da importância em ter a operação da instituição financeira funcionando como um motor para alavancar as vendas e ajudar a melhorar cada vez mais a experiência de seus clientes, o Banco Carrefour se transformou internamente para se tornar totalmente digital e cada vez mais orientado a dados. E, também através de processos de segurança e governança, a empresa consegue ser mais assertiva nas suas decisões para atrair, conquistar e encantar clientes”, revelou Roberto Sadami Ikegami, CDO e CRO do Banco Carrefour.

Gestão de vendas mais ágil
Com o Microstrategy, os dados da operação comercial das equipes de vendas do banco nas lojas do Grupo Carrefour Brasil e Atacadão são consolidados em dashboards e relatórios automáticos que são disparados para o e-mail dos gestores. Além disso, os gestores e a diretoria do Banco Carrefour têm acesso a relatórios que mostram um retrato confiável dos números das vendas nacionais do dia anterior.

Já na versão Microstrategy mobile, que é usada pelos gerentes das lojas, é possível visualizar, por exemplo, quantos cartões e seguros foram vendidos por cada loja, o alcance das metas, comparações entre regiões e outras informações que auxiliam na tomada de decisão. Essas informações são atualizadas pelo sistema a cada quinze minutos (near real time).

De acordo com o executivo, “essa funcionalidade trouxe maior agilidade no processo de decisão, suportando adequações na estratégia da força de vendas em um menor espaço de tempo, como ampliar a presença de vendedores em um determinado horário e até mesmo permitir que o gestor acompanhe de forma mais ágil o andamento dos resultados das lojas que estão sob sua supervisão”.

Acompanhamento da jornada do cliente
Já segundo Diego Keller, VP da MicroStrategy para América Latina, com os dados corporativos organizados e centralizados no Microstrategy, um dos principais projetos baseados em dados criado pelo Banco Carrefour foi o Portal de Informações Corporativas, uma espécie de intranet que contempla praticamente todas as informações da empresa. “Nele, foi incorporado o Portal das Tribos, que tem como propósito suportar a gestão da jornada do cliente em todas as etapas, iniciando por Aquisição, Onboarding e evoluindo para as etapas de Uso e Engajamento, Atendimento e Retenção”.

As informações que são disponibilizadas no portal, de acordo com Keller, passam por processos de governança e segurança, garantindo a confiabilidade dos dados. “Acessando o Microstrategy, as tribos, representadas por um conjunto de squads, compartilham os indicadores de desempenho que são de sua responsabilidade. Essas informações ficam visíveis para as demais equipes que podem aproveitá-las em suas iniciativas”.