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Luciano Kalil, CMO da Squid

Campanhas com micro influenciadores podem favorecer marcas na Black Friday 2023 

Estudo da Squid enfoca estratégias para data, como número de creators e duração ideal para as campanhas

Existe uma faixa ideal de seguidores para obter resultados específicos para cada marca durante a Black Friday esperada para o próximo dia 24 de novembro?. De acordo com o estudo realizado pela Squid, empresa de tecnologia especializada em marketing de influência – analisando mais de 800 campanhas com influenciadores – a resposta é positiva. A pesquisa identificou que 82% das campanhas de marketing de influência que apresentaram uma performance considerada como excelente, ou seja, possuindo um CRT acima de 12%, atuaram com criadores de conteúdo que possuíam, predominantemente, entre 5 mil e 50 mil seguidores, nomeados de micro influenciadores.

“A Black Friday, uma das datas do mais aguardadas e tanto o comércio físico quanto o on-line já estão preparando estratégias que garantam o sucesso das campanhas de conversão. Nossas descobertas não somente comprovam ao mercado que números elevados de seguidores não garantem sucesso em campanhas, mas sim reforça que micro influenciadores, com suas fortes comunidades, possuem altíssimo poder de conexão e, principalmente, conversão”, comentou Luciano Kalil, CMO da Squid. 

Para uma boa campanha de conversão 

De acordo com o relatório da Squid, pouca diversificação de influenciadores pode impactar negativamente a performance da campanha. O estudo aponta que, quase metade das campanhas analisadas (49%) que possuíram desempenho baixo em conversão, foram realizadas com um total entre 1 a 3 creators. Já na maior concentração de campanhas consideradas como excelentes, foram realizadas com um total entre 11 a 20 creators (19%). Assim, campanhas com um grupo superior a 10 influenciadores tendem a ter um CTR (Click Through Rate) maior do que aquelas realizadas com grupos menores. 

Duração de uma campanha ideal

Além da quantidade de seguidores, a duração de uma campanha de marketing de influência desempenha um papel de extrema importância para o resultado final desejado pelas marcas. Segundo a avaliação da martech, as campanhas que se estendem por muito tempo podem sofrer com o desgaste da mensagem, tornando-se repetitivas e menos eficazes. Por outro lado, ações curtas demais podem não oferecer tempo suficiente para que a mensagem seja absorvida e amadureça de maneira eficaz. E aponta que a duração ideal de uma campanha com o objetivo final de conversão para uma data como a de Black Friday, situa-se entre um período de 21 a 45 dias. Nesse intervalo, 44% das marcas avaliadas registraram um desempenho notável. Em contrapartida, campanhas com uma duração de apenas 10 dias mostraram um desempenho significativamente inferior, com uma taxa de sucesso de apenas 33%. 

Quantidade de conteúdos

Segundo o levantamento, a quantidade de conteúdos é um dos primeiros fatores de uma campanha a serem combinados com o creator. Normalmente, possuem como padrão a publicação de 1 post no feed e 3 stories para cada tema e também, a cada creator. De acordo com a pesquisa, a quantidade ideal de conteúdos para uma campanha de sucesso de conversão é de em média 5 posts no feed e 2 a 10 stories. “Neste estudo, exploramos tanto os elementos quantitativos quanto qualitativos que compõem uma campanha de conversão bem-sucedida. Agora, é o momento das marcas transformarem esses insights em ação, incorporando-os aos seus objetivos únicos e internos para essa data tão relevante”, concluiu Kalil.

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