Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

Chevrolet lança jogo no Whatsapp com foco em segurança no trânsito

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Ação interativa que mostra os riscos de digitar no celular ao volante funciona por meio de chatbot

Com o intuito de contribuir com o tema da segurança no trânsito, a Chevrolet criou uma ação que ajuda a educar os condutores de maneira divertida. Intitulada Zap Racing, a iniciativa traz um game criado dentro do WhatsApp, que simula uma corrida de carros. Para jogar, o público usa emojis para desviar de obstáculos como buracos, pedestres e veículos, até chegar à segunda e última fase. O nível de dificuldade aumenta e, ao final, quando o jogador pensa que vai “zerar” o game, ele acaba colidindo inevitavelmente, recebendo a mensagem de digitar enquanto estiver dirigindo nunca acaba bem.

“Queríamos passar esse recado de maneira orgânica e lúdica, o que facilita a absorção do conteúdo. O objetivo é que a pessoa sempre perca o jogo, independentemente da sua habilidade, para mostrarmos de forma interativa a importância de manter a atenção na condução, e nunca no celular, enquanto dirige”, destacou Federico Wassermann, gerente de marketing da GM América do Sul.

O game é acessado graças a um chatbot no WhatsApp, desenvolvido especialmente para a ação. Ao receber a mensagem de contato, o usuário manda um “olá” e, em seguida, recebe as primeiras instruções para já começar a jogar. À medida em que a conversa acontece, o jogo vai se desenvolvendo em uma grade de 9 colunas por 12 linhas, que são preenchidas com obstáculos.

O carrinho pode ser trocado de coluna a partir do envio de comandos pelo chat; a seguir, o servidor responde com um feedback visual da posição atualizada. Quando consegue desviar de todos os obstáculos, o jogador avança uma fase. No último nível, ele sempre vai colidir e perder o jogo. Neste momento, uma mensagem de conscientização é exibida e o jogo se encerra.

A comunicação do do Zap Racing ao público será feita por meio de conteúdo especial para Instagram Stories e Twitter, juntamente com outras dicas importantes sobre os perigos de usar o smartphone enquanto se está dirigindo. Além disso, o contato do chatbot pode ser compartilhado com os amigos no Whatsapp, para que eles também possam jogar.

A criação, planejamento e desenvolvimento tecnológico do game é da Commonwealth//WMcCann – divisão da WMcCann para atendimento exclusivo à Chevrolet, em parceria com a empresa de tecnologia criativa Code and Soul e a de telecomunicações Infobip. Já a estratégia digital é assinada pela Isobar, e o suporte tecnológico oferecido pelas agências MRM Detroit e MRM Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima