O procedimento, que levava até dois dias e agora permite a venda pelo celular em até cinco minutos, é uma evolução faz parte da transformação digital da companhia
A Cielo anunciou o lançamento do app Cielo Gestão, através do qual microempreendedores e pequenos varejistas interessados em vender pelo celular, com a tecnologia tap on phone ou pelo link de pagamento, terão a partir de agora cadastramento descomplicado e rápido. O processo, ofertado inicialmente para clientes pessoa física, vale tanto para aqueles que já são clientes da companhia quanto para futuros clientes e dura até cinco minutos. Após a validação dos dados essenciais, o cliente já pode começar a vender. “Antes, este processo podia levar até dois dias, mas agora o cadastro pode ser finalizado sem o envio de alguns dados complementares, que podem ser informados em até 15 dias, sem redução do nível de segurança de validação”, explicou Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo.
Segundo o executivo, “essa mudança foi possível pela aplicação de biometria para comprovar a identidade digital do cliente. Além de reforçar a confiança no processo, a biometria dispensa o envio de certos documentos e informações. Para garantir uma experiência ainda mais fluida, houve um aperfeiçoamento de processo. Ele ficou mais simples e os varejistas já podem começar a vender. A mudança está totalmente alinhada com o nosso propósito de impulsionar negócios para todas as pessoas também por meio de uma digitalização eficiente. E tudo isso com muita segurança para evitar fraudes e golpes”.
Para Alves, a novidade estreita a relação com o cliente e consolida o processo de transformação digital pela qual a Cielo passa. “Evoluções como essa são parte dos nossos objetivos estratégicos. Entre eles, estão a busca de receitas, o avanço da nossa plataforma tecnológica, uma redução do tempo na implantação de melhorias em nossas soluções e, claro, a oferta de produtos além do negócio principal da companhia com maior sofisticação dos modelos de atendimento, comunicação e logística”.
Vendas pelo celular
A simplificação do cadastro é, segundo VP, uma prioridade para a Cielo porque, com a chegada do Cielo Tap, o celular se transformou em uma maquininha à disposição de empreendedores e pequenos varejistas. Por meio da tecnologia de aproximação (NFC), é possível usar a solução tap on phone para concluir vendas. Basta que o consumidor aproxime o seu cartão ou celular com a tecnologia NFC do celular do vendedor.
Já o link de pagamento, também disponível no app Cielo Gestão, possibilita a realização de vendas virtuais ou remotas com a mesma segurança oferecida pela Cielo em outras modalidades de transação. Ao concluir uma venda pelo e-commerce ou por aplicativos de conversa, como o WhatsApp, o vendedor pode enviar um link, gerado pelo app, para o consumidor. Este, por sua vez, escolhe a forma de pagamento de sua preferência. A transação pode ser finalizada em poucos minutos, com toda a segurança Cielo associada à transação.
De acordo com pesquisa recente da Cielo realizada com a Expertise/Opinion Box e que ouviu 200 varejistas, a adoção de novos canais de vendas já é uma realidade de grande parte dos varejistas brasileiros. Mesmo aqueles que têm loja física utilizam recursos como o WhatsApp (81%) e as redes sociais (65%) para concluir vendas. E, neste contexto, o Link de Pagamento é uma alternativa usada por 46% dos varejistas ouvidos.
“Essa evolução é parte de um esforço contínuo em cultivar o relacionamento da Cielo com todos os empreendedores brasileiros. Entendemos que há situações específicas em que usar o próprio celular para vender é melhor do que alugar ou comprar uma maquininha”, afirma Alves. “Outro ponto positivo do cadastro pelo celular é a possibilidade de o empreendedor concluir o processo com autonomia, sem a necessidade de entrar em contato com centrais de atendimento ou com a equipe comercial”.