O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Márcia Martinez, líder do clube giro e gerente de clientes do Grupo JCA

Clube Giro ultrapassa 1,2 milhão de cadastros

Estratégia de gamificação no setor rodoviário de passageiros premia tanto os clientes que viajam constantemente de ônibus quanto os que interagem e cumprem os desafios disponíveis no aplicativo

O clube giro, programa de fidelidade no setor rodoviário de passageiros, anunciou que atingiu a marca de 1,2 milhão de clientes cadastrados, crescendo mensalmente, neste ano, em uma média de 10% o número de usuários. Um levantamento de usabilidade realizado nesse período apontou que 66% dos logins feitos no aplicativo foram com o intuito de interagir com ele, seja realizando algum dos chamados aceleradores, responsáveis por ajudar os participantes do programa a juntar pontos e trocarem por benefícios como descontos em passagens e cortesias, e até produtos por exemplo. Alguns desses desafios consistem em responder corretamente quizzes, leitura de notícias, assistir a vídeos, participar de pesquisas e um caça ao tesouro que pode ser feito em algumas rodoviárias do país.

De acordo com a head do clube giro, Márcia Martinez, o programa já nasceu com a aplicação de um conceito gamificado. “Isso porque a estratégia não era apenas recompensar aqueles que viajavam de ônibus, mas também apresentar o setor a quem ainda não possuía esse costume. Considero que os games são uma ferramenta poderosa de engajamento, pois é lúdico e, ao mesmo tempo, traz a sensação de competitividade. É preciso ganhar mais pontos para subir de nível e ter acesso a novos prêmios. Desses 66% de usuários que abrem o aplicativo, ou estão cumprindo um desafio ou resgatando um prêmio após tê-lo cumprido. Ou seja, é possível ver que essas atividades estão com um nível de aceitação bastante elevado”.

O usuário ganha viajando ou não

Conforme explicou a executiva, há inúmeras formas de o usuário garantir pontos e subir de nível dentro do aplicativo. “Dá para ganhar viajando ou só cumprindo desafios. Dentre essas tarefas, as que mais concedem pontos e uma das preferidas dos usuários são os de caça ao tesouro, onde o jogador deve encontrar uma insígnia – espécie de medalha – do clube giro dentro das Salas VIP localizadas no Rio de Janeiro (RJ), Contagem (MG) e Joinville (SC). Se encontrar, recebe 20 pontos. Mas, só é possível garantir o impulso na mesma sala uma vez a cada seis meses. A maioria dos clientes cadastrados no clube giro residem nas regiões Sul e Sudeste – 96%. Há mais de 1,2 milhão de usuários únicos cadastrados e interagindo com o programa. A maior parte são mulheres, que têm entre 26 e 45 anos”.

Márcia explica que os vídeos e as notícias também dão uma boa impulsionada. “Cada um assistido ou lido garante 15 pontos. Os quizzes concedem 5 pontos a cada resposta correta. Novos aceleradores dessas modalidades são incluídos a cada mês – quatro em média. Também há outras tarefas não-jogáveis tais como realizar o cadastro completo, utilizar os serviços de um parceiro, sendo redirecionado a partir do aplicativo, entre outros. De acordo com uma vivência realizada pela equipe de experiência do usuário do clube giro, utilizando um usuário modelo que só fazia as atividades propostas pelo aplicativo, esse cliente teve à disposição, em apenas quatro meses, dois descontos em passagens de ônibus – um de 10% e outro de 25% – e a possibilidade de resgatar um foto-livro, créditos em uma loja de miniaturas de ônibus, entre outros”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima