Gabriel Pirajá, head de Unico IDPay, na Unico

Como a biometria facial ajuda o varejo a proteger o consumidor

Já imaginou viver em um futuro em que todas as etapas de verificação de compras on-line e burocracias já conhecidas fossem eliminadas? Tudo apenas olhando para a câmera do celular? Agora, isso já é uma realidade 

Autor: Gabriel Pirajá 

Você está fazendo uma compra em um e-commerce e pretende pagar com o cartão de crédito. Escolhe todos os produtos desejados e coloca no carrinho virtual. No momento do pagamento, – um susto – sua compra é negada. Era você mesmo que estava realizando a compra, mas ela foi erroneamente negada pelos atuais mecanismos de antifraude e análise comportamental do site em que você estava comprando. Esse sentimento de frustração ao ter uma compra recusada é o que faz, muitas vezes, a empresa perder a venda e até o próprio cliente, que talvez nem volte para novos pedidos.  

Esse é um problema crônico que afeta mais de 150 milhões de brasileiros por ano. Com isso, cerca de R$ 120 bilhões deixam de ser convertidos em vendas anualmente, segundo estimativas com base em dados da Associação Brasileira de Cartões (ABECS). Isso porque, apesar de todo o processo mais acelerado da digitalização no Brasil, os atuais sistemas antifraude e as mesas de análise muitas vezes não conseguem comprovar a titularidade do cartão e a identidade do comprador, causando a rejeição. Nesse processo, há desperdício de dinheiro, tempo e paciência do consumidor, que ainda poderá gastar horas com ligações em call centers e até mesmo em deslocamentos para tentar resolver o problema. 

Recentemente, surgiram o pix e as carteiras digitais para facilitar as jornadas de compras, transformando a experiência dos consumidores no meio online. No entanto, o cartão de crédito ainda é a forma de pagamento preferida dos brasileiros, sendo o meio responsável por cerca de 70% das vendas digitais. Isso mostra o quanto disponibilizar uma solução tecnológica robusta é crucial no processo de validação da identidade do comprador para garantir a segurança nas compras online com cartão. 

Embora existam diversas opções que prometem segurança e retornos positivos para os negócios e clientes, essa dor do setor ninguém ainda tinha conseguido resolver. Esse desafio particular entre varejistas e os bancos tem sido trabalhado por tomadores de decisão do setor de tecnologia e biometria facial, que estão mapeando formas de evoluir essas soluções tecnológicas e estruturar um “analgésico” para as dores do setor. Ou seja: como aprovar boas vendas que, até então, eram perdidas dada à falta de mecanismos assertivos de aprovação no processo de pagamento com cartão de crédito, inclusive quando o comprador usa o cartão de outra pessoa.

Pensando nesse cenário, é preciso sempre buscar parceiros que construam soluções inéditas, inclusive, para autenticação. Só será possível obter uma comprovação segura e confiável da identidade do comprador por meio de uma validação biométrica da sua face, incluindo a fase de prova de vida, que garante que a pessoa esteja ao vivo na frente da câmera (isto é, que não seja uma foto dela ou mesmo um vídeo, onde poderiam caracterizar uma fraude de identidade). Além disso, ter uma conexão direta com as instituições financeiras permitirá compreender se aquele CPF vinculado à compra é realmente do dono do cartão.

E não é só isso. Imagine que com soluções assim a empresa também consegue viabilizar a aprovação da compra com cartão de terceiros. Por exemplo, uma mãe que emprestou seu cartão para seu filho realizar uma compra na internet. Já imaginou viver em um futuro em que todas as etapas de verificação de compras online e burocracias já conhecidas fossem eliminadas? Tudo apenas olhando para a câmera do celular? Agora, isso já é realidade por conta de tecnologias como a biometria facial. 

Se antes as pessoas iam ao banco para gerenciar suas finanças e apenas ao shopping para fazer compras, hoje esse estilo de vida foi definitivamente alterado. Além de ser uma das mais relevantes tecnologias do mercado atualmente, a biometria facial se tornou uma facilitadora das relações entre pessoas e empresas. Todo negócio que deseja aumentar a segurança e transparência em seu dia a dia deve implementar essas soluções em suas operações. Ampliar o acesso a produtos e serviços que inibam as fraudes não só garantirá ainda mais valor e eficiência à empresa como será o passo mais estratégico rumo a um mundo mais simples e confiável. Vamos juntos nessa caminhada?

Gabriel Pirajá é head de Unico IDPay, na Unico.

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