Abertura à inovação, com adoção de novas tecnologias, impulsiona uma série de transformações positivas no setor
Autora: Flávia Silva
Imagine a seguinte situação: você procura um advogado para tratar de um processo jurídico importante, mas, ao longo da conversa, se sente perdido em meio a termos técnicos e explicações complexas. O desconforto aumenta e a transparência e confiança, essenciais para essa relação, parecem distantes. Esse cenário é comum e gera frustrações tanto para o cliente quanto para o jurista, que gasta horas parando para explicar detalhes do caso.
A linguagem jurídica pode ser inacessível e difícil de entender para quem não é da área. O tempo que os profissionais do Direito perdem explicando procedimentos básicos poderia ser melhor aproveitado em estratégias e soluções mais profundas para seus requerentes. A boa notícia? A Inteligência Artificial (IA) surge como uma solução que pode transformar essa realidade.
Historicamente, a área é vista como conservadora e resistente à inovação. No entanto, nos últimos anos, a adoção de novas tecnologias, como a IA e softwares na nuvem, começou a mudar essa perspectiva. Os profissionais estão se abrindo para a transformação, e os benefícios são evidentes. Além de trazer melhorias significativas na gestão dos escritórios de advocacia, a comunicação está mudando.
A automação transforma a comunicação e otimiza processos
Essa abertura à inovação impulsiona uma série de transformações positivas no setor jurídico. A começar pela descomplicação de processos, que automatizam tarefas administrativas, como a organização de documentos e o acompanhamento de prazos e atividades, melhorando a qualidade dos serviços prestados. Ao utilizar essas plataformas online, os contratantes podem acompanhar o andamento de seus casos em tempo real, com atualizações em uma linguagem acessível, que elimina a barreira do “juridiquês”.
Essa automação resulta em uma performance mais eficaz da empresa e cria uma comunicação mais rápida, direta e assertiva, que possibilita que dúvidas sejam sanadas de maneira eficiente e fortalece ainda mais o relacionamento entre cliente e advogado.
Com isso, o requerente sabe o que esperar, o que lhe permite gerenciar melhor suas expectativas em relação ao desenvolvimento da demanda. Essa clareza libera os profissionais para focar no que realmente importa: na estratégia da criação de um relacionamento personalizado e de qualidade.
Relacionamentos jurídicos com mais proximidade e eficácia
Estamos na era da experiência, e as empresas precisam parar de investir em contatos pontuais. É necessário deixar de olhar a jornada do cliente como algo fragmentado e começar a enxergá-la de forma mais completa, estreitando o vínculo.
Não se trata apenas de brindes ou gestos pontuais, mas de dar um passo para trás e demonstrar a verdadeira geração de valor, focando no sucesso da parceria ao longo de toda a trajetória.
E a tecnologia, especialmente a Inteligência Artificial, está justamente nesse caminho: de ajudar a construir relações mais sólidas, sendo uma poderosa aliada para transformar o Direito, a fim de torná-lo mais acessível, funcional e centrado.
O futuro é promissor. O avanço precisa ser adotado com responsabilidade, garantindo que os benefícios da tecnologia se aliem à prudência que o campo legal exige. Quem souber aproveitar as ferramentas digitais estará à frente, e irá oferecer um serviço jurídico mais humano e próximo das pessoas.
Flávia Silva é CCO da Aurum.