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Raphael Mello, CEO da LTM

Como reduzir o custo de aquisição de clientes

Agregação de valor e a venda contextualizada são os principais caminhos a serem seguidos

Autor: Raphael Mello

Manter baixo o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma das principais preocupações de qualquer negócio. Porém, nós que desenvolvemos soluções de engajamento, programas de fidelidade e campanhas de incentivo acreditamos existirem novos caminhos e possibilidades de otimizar ainda mais esse tipo de investimento. Vejo empresas oferecendo descontos e cashbacks de forma massiva para clientes ativos e já fidelizados. 

A utilização de parcerias estratégicas, com cruzamento inteligente de bases, e a comunicação contextualizada são alguns dos principais caminhos para essa otimização. Os modelos de negócio ecossistêmicos contribuem para manter o cliente final engajado. Assim, é possível agregar valor para o consumidor final e ainda reduzir o custo de aquisição de clientes. Veja abaixo como fazer isso:

Aposte em um ecossistema de negócios

Estar posicionado em um ecossistema de negócios possibilita criar uma “vantagem colaborativa”, atingindo uma base muito maior de clientes e oferecendo seu produto de maneira contextualizada para diversos consumidores. Tudo isso, devido à conexão com outras empresas associadas a essa rede.

Tenha um público bem segmentado

Conheça bem a sua base de clientes e saiba o perfil que você deseja atingir. Ter um público bem segmentado é importante para fazer ações mais efetivas e que estejam de acordo com as necessidades do seu consumidor final. A ideia é atrair e olhar de maneira estratégica para essas pessoas, atuando em momentos cruciais durante a jornada do consumidor. 

Ofereça valor para o seu cliente

Como uma forma de diminuir o seu custo de aquisição, aposte em formas de manter o seu cliente engajado ao oferecer ainda mais valor nessa relação. Sempre pense de que forma você pode agregar valor, seja por meio de alguma ação promocional, experiência ou conteúdos personalizados. Oferecer muito mais do que o seu produto é uma forma de manter o seu cliente fidelizado, levando a uma diminuição do seu CAC.

Utilize mecanismos de fidelização de forma estratégica 

Programas que oferecem pontos e/ou cashbacks são uma ótima maneira de engajar o seu cliente. Mas, utilizar esses mecanismos de forma mais estratégica, impacta os negócios de forma ainda mais efetiva. Analisar a sua base de clientes de forma a enxergar em que ações e pessoas depositar mais investimento é apenas uma das maneiras de economizar recursos e assim, deixar de realizar ações massificadas de captação de clientes não muito efetivas.

Raphael Mello é CEO da LTM.

1 comentário em “Como reduzir o custo de aquisição de clientes”

  1. Maravilha, Maravilha seu conteudo, somente para complementar, tem um programa chamado: PCG Programa Classificados Grátis, esse programa é um agregador de sites de classificados, nele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse Software você pode divulgar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites atuais, com esse programa você consegue ter mais trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer divulgação e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a sugestão… Seu texto me ajudou muito. Obrigado pela atenção

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