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Confiança do paulistano fecha 2014 em queda

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou queda de 2,6% em dezembro, ao passar de 116 pontos em novembro para 113 neste mês. Já na comparação com 2013, o índice teve uma queda ainda maior, 17,3%. O ICC é composto pelo Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) e pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA).
 
O IEC, que mede a expectativa do consumidor apresentou queda de 6,9% ao cair de 124,4 pontos em novembro para 115,8 em dezembro. Na análise por grupos de consumidores a queda mais acentuada foi observada entre as pessoas com 35 anos ou mais ao passar de 128,4 para 113,5 pontos (-11,7%). A satisfação dos consumidores com o momento atual, medido pelo ICEA, registrou elevação de 5,1%, ao subir de 103,4 pontos em novembro para 108,7 em dezembro. 
Segundo a assessoria técnica da FecomercioSP, esse comportamento pode ser atribuído ao aumento dos rendimentos nesta época do ano com o recebimento do 13º salário. Entre os segmentos que compõe o ICEA, os que mais se destacaram foram: consumidores que recebem 10 salários mínimos ou mais, com aumento de 13,5%, e aqueles que têm menos de 35 anos, com acréscimo de 8,1%. O resultado da pesquisa no mês de dezembro, de modo geral, mostra um consumidor que ainda demonstra preocupação e descontentamento com o cenário de inflação, juros mais altos e baixo crescimento da renda.
 
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde 1994. Os dados são coletados de aproximadamente 2,1 mil consumidores do município de São Paulo. O objetivo da pesquisa é identificar o sentimento deles levando em conta as condições econômicas atuais e as expectativas quanto à situação econômica futura. Os dados são segmentados por nível de renda, sexo e idade. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Sua composição, apresenta-se em: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e para a formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.

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