Conscientização socioambiental do consumidor

Coleta seletiva para o descarte correto dos resíduos e redução do desperdício de alimentos são os temas que mais vêm à cabeça dos consumidores brasileiros quando o assunto é preocupação com as questões ambientais. Globalmente, mais de 80% da população acredita que as discussões relacionadas a meio ambiente aumentarão nos próximos cinco anos. No País, 93% dos consumidores consideram marcas com embalagens ambientalmente responsáveis no momento de decisão de compra e 73% acreditam que a mudança de hábito se dá pensando nas futuras gerações. Esses insights estão na pesquisa Environment Research 2019, realizada pela Tetra Pak em 15 países.

No Brasil, 86% dos entrevistados estão preocupados com as questões ambientais. Entre os temas mais sensíveis se destacam acesso à água, poluição e o lixo plástico nos oceanos. Aqui, 48% dos consumidores nacionais declaram que separam os resíduos para a coleta seletiva. Além disso, nos últimos seis anos, a procura por selos de sustentabilidade nas embalagens vem aumentando consideravelmente. Hoje, mais da metade dos consumidores brasileiros (54%) procuram os selos quando compram bebidas e 35% reconhecem o selo FSC (Forest Stewardship Council).

“A pesquisa representa um grande potencial para a conscientização socioambiental e mostra que nossos investimentos ao fomento à cadeia da reciclagem e ao conceito de economia circular vão de encontro com as demandas do consumidor consciente. Deste modo, continuamos a considerar o menor impacto ambiental em todos os nossos processos”, afirma Valéria Michel, diretora de economia circular da Tetra Pak para as Américas.

Os brasileiros citaram as mídias sociais como o canal mais usado para obter informações ambientais sobre embalagens. Os conceitos: reciclável (80%), biodegradável (70%), renovável (66%) são os mais familiares. O conceito sustentável é reconhecido por 67% da população, enquanto economia circular está próximo de somente 1% dos consumidores brasileiros. Além disso, o que estimula a maioria (73%) a comprar produtos sustentáveis é a busca pela preservação do meio ambiente para as próximas gerações. Já 49% mencionam como motivação fazer algo pela comunidade e apenas 5% assumem que fazem isso porque está na moda.

Mesmo com a preocupação sobre as questões ambientais em expansão, 43% do público entende que o alto custo dos produtos ambientalmente responsáveis ainda é uma barreira para os consumidores. Outro ponto considerado como dificuldade para transformar seus hábitos diários baseados na sustentabilidade é a falta de informação (42%). “Identificamos o fortalecimento da prática do consumo consciente. Nesse sentido, há um movimento cada vez mais latente para que as marcas e os produtos sejam esclarecedores acerca de seus compromissos ambientais”, complementa Valéria.

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