Consumidor acessa até quatro vezes um site antes de efetuar compra on-line

Estudo da RTB House projeta uma Black Friday mais otimista em comparação ao evento do ano passado, mas alerta engajando compradores para novembro

Cerca de 95% dos visitantes de um website não são convertidos na primeira visita. Em média, o consumidor precisa acessar de três a quatro vezes o mesmo site antes de se sentir confortável para efetuar uma compra. Sozinhas, campanhas de retargeting – focadas em conversão de vendas – cobrem 20% dos consumidores com potencial para comprar de uma marca, tudo isso de acordo com o “Guia Black Friday 2023”, desenvolvido pela martech global RTB House. “O maior evento varejista do ano está chegando. Responsável por movimentar o e-commerce no mês de novembro, a data traz para as empresas o desafio de um marketing bem estruturado, com ações prévias de planejamento que permitam às marcas assegurar bons resultados e se destacar frente à concorrência”, registra o relatório.

Conforme análise apresentada pela martech, esses dados indicam “a importância de se manter um olhar atento para o topo e meio do funil de vendas, de modo que seja possível dar visibilidade à marca e engajar potenciais consumidores e, em uma estratégia de médio prazo, gerar maior tráfego para o site – o que gradualmente deverá elevar a eficiência das campanhas focadas em conversão de vendas. Na etapa de meio de funil também é possível olhar para o reengajamento de ‘usuários dormentes’ – ou seja, aqueles que já efetuaram compras via um determinado e-commerce, mas de forma esporádica”. 

Melhores estratégias para  a Black Friday 2023

Dados internos da RTB House mostram que as palavras-chaves na última Black Friday foram critério de qualidade, o que deve se repetir em 2023. Enquanto dados relacionados a impressões e conversões registraram queda em relação a 2021 – reforçando o menor entusiasmo dos consumidores com a data no último ano – outros KPIs, como valor de conversão e ticket médio, tiveram desempenho similar ou acima do que o registrado no ano anterior.

Em linhas gerais, o que os dados mostram é que, apesar da queda em valores de impressões (-7,8%) e conversões (-50,3%), os consumidores de fato sensibilizados e que realizaram compras durante o período da Black Friday tiveram disposição para realizar investimentos mais altos: o ticket médio das compras foi 132% superior frente o ano anterior – ou seja, quem comprou na Black Friday de 2022 optou por itens mais caros. Para os varejistas, isso significou a perda em volume de usuários engajados em 2022, mas, por outro lado, ganhos expressivos nos valores de conversão e ticket médio. 

Para 2023, em um cenário mais estável e sem outro grande evento disputando a atenção do consumidor – como aconteceu com a Copa do Mundo Masculina no ano passado, quando o Brasil estreou um dia antes da data promocional – a tendência é a de a Black Friday deste ano poder unir o melhor dos mundos: mais pessoas engajadas e dispostas a concretizar compras durante a data junto à manutenção de índices altos relacionados à valor de conversão e ticket médio.

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