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Tiago Serrano, CEO da SoluCX

Consumidores optam por canais digitais para compras de moda e vestuário

Levantamento da SoluCX avaliou a experiência e o comportamento de compra dos consumidores, identificando preferências, média de gastos, frequência e os produtos favoritos

Atualmente, 43,5% dos consumidores preferem comprar itens de moda e vestuário pela internet, segundo levantamento realizado pela SoluCX. Em paralelo a este indicador, 36,6% das compras seguem sendo feitas principalmente em lojas físicas, ao passo que 19,9% dos entrevistados alegaram não ter preferência sobre onde adquirir seus produtos.

A experiência de compra proporcionada pelos canais digitais se destaca como um dos principais diferenciais, visto que 86% dos consumidores alegam terem tido experiências positivas com as compras feitas de forma on-line. Dentre eles, 48,9% consideram ter tido ótimas experiências e 37,1%, consideram ter tido experiências boas. Os indicadores deste tópico da pesquisa pouco mudam quando comparados à experiência dos pontos de vendas físicos, nos quais 81,5% dos consumidores apontaram experiências positivas com as compras.

Quanto à frequência de compra, a maior parte dos respondentes alegam comprar itens de moda somente para ocasiões especiais (33,8%). Já 21,8% fazem esse tipo de compra pelo menos uma vez ao mês, ao passo que 19,7% compram com intervalos maiores. Em disparada, entre os itens favoritos, estão as peças de roupa com 69,5%. Roupas íntimas e sapatos veem seguida com 8,6% e 5,1%, respectivamente. Ao avaliar a média de gasto mensal com moda, o levantamento identificou que a maior parte dos consumidores (28,8%) gasta entre R$ 50 e R$ 100 em suas compras. Já 21,9% gastam até R$ 200,00, enquanto que 19,7% escolhe gastar no máximo R$ 50.

Pontos de melhoria na experiência

A pesquisa também buscou identificar quais os principais pontos de melhoria nas experiências com compras de itens de moda. Para 32,2% dos entrevistados, a qualidade dos produtos figura como o principal fator, seguido do preço, com 30,9%, e da variedade de produtos, com 8,1% das respostas. Por fim, quando questionados sobre o que é mais importante na decisão de compra de itens de moda e vestuário, a maior parte dos consumidores, 46,1%, apontou que as promoções e os descontos são os que mais os influenciam. Já 37%, avaliam a qualidade antes de fechar a compra e, 5,8%, estão mais inclinados a comprar caso tenham tido experiências positivas anteriores com a mesma marca.

“Ao avaliar os principais indicadores, percebe-se a importância que os consumidores deste segmento dão à experiência durante a jornada de compra, atrelada à qualidade dos produtos. Tanto no ambiente on-line quanto no físico, é importante que as empresas vistam a camisa de marca parceira dvestuárioe seus clientes e coloquem à disposição soluções que otimizem a experiência no ato da compra. Consumidores satisfeitos com a experiência e o produto tendem não apenas a voltar a comprar, como também indicar para que outras pessoas comprem, e isso é fundamental para todos os segmentos do varejo”, destacou Tiago Serrano, CEO da SoluCX.

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