Segundo estudo da Kantar, os consumidores têm procurado, de forma crescente, opções que proporcionem maior economia
Impactados pelos preços altos, os brasileiros buscam cada vez mais locais diferentes de compras para encontrar as melhores ofertas e abastecer a despensa de casa. Prova disso é que cresceu o número de compradores que visitam mais de oito meios no mês: de 18,9% em 2021 para 26,9% em 2022. As informações constam do “Consumer Insights 2022”, estudo produzido pela Kantar, especializada em dados, insights e consultoria.
De forma geral, a dinâmica de locais ocorre ao longo do mês. Nos 10 primeiros dias, quando há uma concentração do salário e uma maior disponibilidade de promoções, os atacarejos são a preferência, com alta de 8% em gastos. Já entre o 11º e o 31º dia, com menos opções de ofertas, o consumidor opta por compras menores, feitas para reposição do lar ou urgência.
Além de adequar sua rotina de compras, o brasileiro tem optado mais pelas marcas econômicas – a categoria cresceu 11,9% em unidades no último trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. Aqui, o destaque vai para as cestas Limpeza (+7,3%) e Bazar (+6,4%).
A força da omnicanalidade
Nesse contexto de omnicanalidade, o estudo da Kantar aponta a importância de estar presente em toda a jornada do consumidor, seja off-line, seja on-line. Isso porque o e-commerce segue conquistando os brasileiros quando o assunto é consumo dentro do lar. No ano, um usuário off-line tem, em média, 95 ocasiões de compra. Enquanto isso, um e-shopper faz 110 – frequência 15% maior. A penetração deste canal passou de 19,7% em 2021 para 23,2% em 2022, o que representa mais de 2 milhões de novos compradores.
O “Consumer Insights”, da Kantar, é um relatório trimestral sobre o mercado de consumo massivo. Para dados dentro do lar, o estudo reúne 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais do País, representando 60 milhões de lares. Enquanto, para fora do lar, a empresa acompanha o comportamento de 43 milhões de indivíduos.