Ser uma empresa voltada para a cultura de cliente exige que as áreas estejam sempre atentas aos seus consumidores, à forma como se comporta, quais são suas demandas, desejos e valores. Só tendo essas informações em vista é possível reestruturar seus processos para priorizar seu público. “Acreditamos que implementar uma cultura de escolhas aumenta o nível de engajamento dos nossos Yousers, ou seja, há uma maior assertividade nas contratações e o turn over diminui. Tudo isso faz com que a empresa tenha melhor fluidez no trabalho”, comenta Wilson Lima, Head de RH da Youse.
Manter o foco no cliente é um grande desafio para os gestores, que precisam sempre capacitar suas equipes para trabalharem com tal objetivo. “A Youse tem uma forma interessante de comunicação, além dos meios convencionais usados, como workplace para falarmos sobre a cultura Youse, também fazemos encontros mensais para falar sobre as metas e projetos que pretendemos realizar, tudo isso em conjunto. Outra prática é ter o acompanhamento de coaches que fazem toda a gestão interna das equipes, com feedbacks sobre o clima da empresa e, por fim, a política de portas abertas é real aqui na Youse, todos podem trazer ideias e sugestões para melhoria de processos, já que somos uma empresa DataDriven”, revela o executivo.
Lima finaliza exaltando a importância de manter uma coerência do que está nos valores da empresa e o que ela coloca em prática, garantindo que o cliente nota e não perdoa essas contradições. “O consumidor está cada vez mais atento e mais exigente quando o assunto são valores e se a empresa não age de acordo com seus valores, o cliente de certa forma vai deixar de escolher por ela quando tiver oportunidade.”