O comércio eletrônico brasileiro fechou 2019 com crescimento. No ano passado, as vendas on-line aumentaram 13,5% em comparação com 2018, de acordo com o Mastercard SpendingPulse. Já o total de vendas no varejo – incluindo comércio eletrônico e lojas físicas – cresceu 1,5% em 2019 quando comparado com o ano anterior. Especificamente no quarto trimestre, as vendas no comércio eletrônico cresceram 20,2%, enquanto as vendas totais no varejo mostraram aumento de 2,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ao analisarmos os resultados de dezembro, o mês apresentou sólido crescimento nas vendas, com o varejo on-line crescendo 25,7% e o volume total de vendas no varejo registrando aumento de 2% em comparação com 2018. Em dezembro, os gastos nas lojas físicas tiveram maior enfoque em móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, combustíveis e artigos de uso pessoal e de casa.
“Os saques do FGTS autorizados pelo governo tiveram uma influência favorável no poder de compra – impactando positivamente o crescimento das vendas online no varejo”, explica César Fukushima, diretor de análises avançadas da Mastercard no Brasil. “Além disso, a taxa de desemprego apresentou melhorias, promovendo um aumento na renda real e trazendo um bom resultado para o setor de varejo em 2019.”
Ao analisar o total de vendas no varejo por região, em dezembro, o Sul (5,7%) e o Centro-Oeste (2,7%) apresentaram desempenho acima da média nacional, enquanto o Norte (0,8%), Nordeste (0,1%) e o Sudeste (1,4%), ficaram abaixo dos números do varejo quando comparados ao mesmo período do ano anterior.