Empresas investem mais no Facebook

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Sempre de olho nas oportunidades, as empresas estão migrando os investimentos em marketing dos sites institucionais para o Facebook. “O que se observa é menos investimento e promoções nos sites institucionais e mais nas respectivas fanpages”, conta Ivan Martinho, sócio diretor da Bookstore Media.
De acordo com o diretor, as empresas estão descobrindo o poder das redes sociais e o potencial de relacionamento decorrente delas. “Nos sites, na maioria das vezes, as pessoas visitam as páginas, saem e ninguém fica sabendo quem elas são. No Facebook, ao curtir a fanpage, a pessoa já é identificada e pode-se traçar um pequeno perfil e identificar afinidades entre o que ela curte, de acordo com o histórico de atividades e interesses dela. Outra grande vantagem é poder interagir com esse público”. 
O Facebook passa a ser, indiretamente, uma importante ferramenta de propaganda boca a boca. “Eu vou comprar um carro e pergunto para a minha rede de amigos a opinião sobre determinada marca. Com certeza, vão aparecer vários comentários, bons ou ruins, que influenciarão minha compra, já que são de pessoas conhecidas”, diz Martinho.
Mas, por que este interesse não aconteceu com o Orkut? “No Facebook é mais fácil de compartilhar e você não precisa entrar na página do seu amigo para saber o que acontece com ele, já aparece tudo, de todos, numa única página. Isso facilita a viralização das informações”, explica o diretor.