André Oswaldo, responsável por mercado na Enel Distribuição São Paulo

Enel moderniza conta de energia com foco em praticidade

Clientes já começaram a receber fatura com novo visual, em modelo que permitirá a integração ao sistema de nota fiscal eletrônica ao longo do ano 

A Enel Distribuição São Paulo anunciou que, a partir deste mês, os clientes passam a receber a conta de energia com um layout mais moderno e informações organizadas de um jeito diferente para facilitar a visualização e a compreensão. O modelo também permitirá a integração da fatura ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica, prevista para ocorrer ao longo de 2023. “A nova conta também traz um campo reservado para QR Code que, nos próximos meses, possibilitará o pagamento via PIX. Outros meios de pagamento continuarão ativos para o consumidor, que poderá escolher os canais de sua preferência, como débito automático, internet banking, agências bancárias, postos de pagamento autorizados, caixas eletrônicos e lotéricas”, assegurou André Oswaldo, responsável por mercado na Enel Distribuição São Paulo. 

De acordo com o executivo, o boleto bancário que compõe a fatura está em tamanho menor e continua sendo apresentado nos modelos Enel, Banco do Brasil ou Itaú. Para evitar fraudes, quando o boleto for emitido por Banco do Brasil ou Itaú, o cliente sempre deve conferir, antes de fazer o pagamento, se o beneficiário está em nome de Eletropaulo Metropolitana – Eletricidade de São Paulo S.A., a razão social da Enel SP.  “Mudanças como essa refletem parte do nosso esforço contínuo para melhorar o relacionamento com o cliente, entregando informações relevantes e de fácil compreensão, com total transparência. Queremos que a conta cada vez mais seja uma ferramenta de gestão, não apenas do consumo mensal de energia, mas desse relacionamento como um todo. Mas continuam presentes no novo modelo as informações com as quais os consumidores estão habituados. Para aqueles que não têm o costume de fazer a leitura da fatura por desconhecer os dados disponíveis, a Enel SP explica como entender a conta”, afirmou André.  

Para entender a conta 

O executivo lembra que todas as contas de luz trazem informações regulamentadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e há dados que sempre são usados no contato do cliente com a companhia de energia. “Na fatura emitida pela Enel Distribuição São Paulo, o cliente deve ficar atento ao número da instalação, pois esta informação é solicitada nos contatos com a concessionária. O consumidor deve verificar se dados como nome e endereço estão corretos. Isto evita, por exemplo, quitar uma conta de outro titular que tenha sido endereçada por engano. Os campos referentes ao mês de consumo, valor a ser pago e a data de vencimento estão bem destacados. Na hora de efetuar o pagamento na rede bancária, convém conferir se o valor a ser debitado é o mesmo indicado na conta”.

Segundo André, a fatura sempre apresenta os dados do medidor de consumo e as datas em que as leituras são realizadas. Gráficos em formato de barra indicam o consumo de energia dos últimos 12 meses. De fácil visualização, este campo permite uma rápida leitura visual, alertando para variações no padrão de consumo da unidade. “Na sequência, há informações sobre a bandeira tarifária, sistema de cobrança definido pela Aneel que reflete os custos adicionais causados por eventual necessidade de acionamento de usinas termelétricas.   Bandeira Verde indica que durante o mês não houve alterações nas tarifas de consumo e as condições para produzir energia elétrica estão moderadas. Bandeira Amarela aponta um primeiro sinal de alerta e um aumento de R$ 0,02989 por quilowatt consumido.   Bandeiras Vermelhas indicam urgência para economia de energia e são divididas em duas categorias: Patamar 1 e 2, correspondentes a acréscimos de, respectivamente, R$ 0,06500 a R$ 0,09795 por quilowatt-hora”.

Por fim, ele ressalta que há outros itens compondo a tarifa, como impostos, custos de geração e distribuição de energia, por exemplo, que aparecem na conta como ‘Descrição de Faturamento’. “Os últimos campos são reservados para comunicação direta com o consumidor. Este trecho da conta pode conter avisos sobre atrasos, possíveis cortes de energia por falta de pagamento e outras informações de interesse do cliente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima