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Engajamento de fãs de esporte

Para 69% dos fãs de esportes, o uso de tecnologias emergentes, como realidade virtual (RV), inteligência artificial (IA) e realidade aumentada (RA), aprimorou sua experiência geral de visualização dentro e fora do estádio. Ou seja, uma experiência positiva de como as tecnologias também incrementam o engajamento geral. O dado faz parte do relatório “Emerging Technologies in Sports: Reimagining the Fan Experience” (em tradução livre, “Tecnologias Emergentes no Esporte: Reimaginando a Experiência dos Fãs”), da Capgemini. O estudo compilou respostas de mais de 10 mil fãs ao redor do mundo que assistem e seguem regularmente os principais esportes.

Dos entrevistados que gostaram de suas experiências tecnológicas, 56% disseram que iriam a mais jogos físicos no estádio de seu time como resultado e 60% disseram que veriam mais jogos on-line. Quase metade dos fãs (49%) aumentou os gastos com mercadorias da equipe após uma boa experiência e 42% fizeram esse gasto subir algumas vezes, enquanto 92% disseram que aumentaram os gastos em assinaturas on-line para assistir as partidas – com frequência ou poucas vezes. O relatório também mostra que os fãs que experimentaram tecnologias emergentes durante uma recente visita a um estádio estão mais satisfeitos com sua experiência geral, destacando uma diferença de 25 pontos no NPS entre os fãs que experimentaram tecnologias emergentes e aqueles que não as têm.

As tecnologias emergentes também podem converter e atualizar mais fãs para se tornarem fãs ávidos, que geram mais negócios e propaganda positiva por ter uma boa experiência esportiva habilitada pela tecnologia. Por exemplo, 73% dos fãs ávidos assistem a mais partidas após uma boa experiência tecnológica, em comparação com 50% do restante, e quase três quartos dos fãs ávidos assistem a uma partida no estádio quando seu time favorito está jogando.

“O uso de tecnologias emergentes na experiência dos fãs é uma área empolgante e de rápido crescimento. Organizações esportivas de todo o mundo têm uma grande oportunidade de aproveitar as crescentes expectativas de fãs e atletas para criar uma experiência de envolvimento mais próximo, customizado e personalizado”, comenta Darshan Shankavaram, líder global da prática de experiência do cliente digital da Capgemini.

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