Premiação reconheceu as seis mais inovadoras em cada categoria, saindo-se vencedoras o Nubank, Amazon, XP, Netflix, iFood e TikTok
A ESPM, escola de negócios, por meio do curso de Administração, anunciou, em encontro realizado em São Paulo (SP), na quarta-feira (23), o lançamento do Hub InovaESPM, no auditório Kotler e com transmissão on-line. “O hub de inovação é um espaço dedicado a inserir o curso no ecossistema de inovação e empreendedorismo no país e no exterior”, explicou Roberto Camanho, professor e coordenador do núcleo de inovação na ESPM.
Segundo ele, o Hub InovaESPM se propõe a conectar e promover a junção entre comunidade acadêmica, mercado, empresas, startups e esferas governamentais, “apoiando o surgimento de negócios inovadores que contribuirão, efetivamente, com o desenvolvimento tecnológico, social e econômico. Busca aproximar os estudantes do mercado e formar profissionais mais ‘antenados’ e capacitados às tendências de inovação e empreendedorismo em diferentes temáticas”.
O hub começa com parceiros estratégicos como as empresas Suzano Papel e Celulose e, no campo tecnológico e de pesquisa, o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com o objetivo de oferecer ações práticas de inovações organizacionais para o curso de administração. “Com isso, pretende-se criar condições que permitam a constante sensibilização e a educação inovadora e empreendedora aos estudantes. A intenção é que os participantes avancem em sua trajetória empresarial e estejam preparados para migrar para outros espaços e estágios, quando consolidarem, de fato, suas ideias de inovação”, disse Camanho.
Fez parte do lançamento a mesa redonda com o tema “A realidade, desafios e tendências da gestão da inovação no país, com participação de Yuri Mussoly, head of Creative Lab LATAM no TikTok; César Bonine, gerente executivo de Inovação e Propriedade Intelectual da Suzano Papel e Celulose; Caroline Namora, sócia e diretora de Marketing da XP Inc.; e Marcos Gurgel, diretor Geral de Inovação & Corporate Ventures do iFood.
Prêmio Empresas + Inovadoras no Brasil
Na mesma noite, a instituição realizou a premiação de organizações com base na pesquisa “Empresas mais Inovadoras do País”, realizada junto a cerca de 550 estudantes do ensino superior com o objetivo de identificar as companhias de destaque no campo da inovação. Segundo sondagem da CNI (Confederação Nacional da Indústria), as empresas privadas contribuem com 90% do investimento em inovação no Brasil. Todavia, há poucas evidências associadas à lembrança de marca, resultantes destas inovações, em relação ao público universitário.
O estudo foi planejado e realizado pelo Núcleo de Inovação e Kaizen (Nino Kaizen) da instituição, que realizou um pré-teste com 135 questionários preenchidos no primeiro semestre de 2022. A pesquisa foi aplicada em junho do mesmo ano. O resultado final contemplou 49 empresas em seis categorias, que resultaram no ranking das vencedoras.
O ranking, incluindo as segundas colocadas de cada categoria, é o seguinte:
– Banco digital e/ou fintech: Nubank (56%) e C6 Bank (17%);
– E-commerce / marketplace: Amazon (62%) e Mercado Livre (12%);
– Plataforma de streaming: Netflix (38%) e YouTube (13%);
– Serviço de entregas por aplicativo: iFood (60%) e Rappi (23%);
– Plataforma social: TikTok (55%) e Instagram (31%);
– Plataforma de investimentos: XP Investimentos (58%) e BTG (18%).