Ética e moral na construção natural de uma cultura sadia

Trio de co-host do programa ClienteSA News recebe os fundadores da Iuvo e da WCES para debater riscos de fraudes no esporte e nas empresas, em um mundo ainda carente de boas intenções

A construção de uma cultura da boa-fé, da confiança generalizada e da transparência, seja no mundo do esporte ou no ecossistema corporativo, incluindo a área de CX, passa por um caldeirão em que inúmeros fatores são interdependentes. O que envolve o caldo cultural no qual o país está mergulhado, as crenças e valores internos das organizações, os comportamentos individuais centrados no coletivo de forma equilibrada. Inúmeros exemplos práticos e reflexões apontando para a transformação necessária em prol de pessoas, empresas e sociedade marcaram o debate da segunda edição do programa ClienteSA News, levado ao ar ontem (22), no canal ClienteSA Play.

Simbolizando a principal temática da noite, de forma divertida e conduzindo o espírito de descontração do encontro, os cinco debatedores ostentavam as camisetas de seus times prediletos. Comandado pelos co-hosts Vilnor Grube, CEO da ClienteSA e VP da Aloic, Rodrigo Tavares, vice-presidente sênior de CX da RecargaPay, e Wellington Paes, cofundador e CEO da Conexão Customer, o encontro – que ocorre sempre às 18h30 em segundas-feiras alternadas – teve como convidados Carolina Trancucci, cofundadora da Iuvo, e Thiago Quintino, fundador da WCES – World Customer Economic Science.

Dando a arrancada no principal tema em discussão, Wellington correlacionou a questão das fraudes – que recentemente interferiram nos jogos de futebol – ao mundo corporativo. Segundo ele, da mesma forma que os torcedores se sentem frustrados com essas ações, um colaborador com acesso a senhas delicadas pode, de repente, comprometer informações dos clientes e fazer com que estes deixem de ver com bons olhos aquela organização afetada. Enquanto Carol destacou a relevância de um ambiente interno de confiança e transparência, nos clubes e nas empresas, para se blindar desse problema.

Já Thiago, não só reforçou a questão da relação de confiança que se deve estabelecer no esporte, na economia, na política e em tudo o mais, como deu detalhes sobre o que ocorre a esse respeito, nos Estados Unidos, onde reside há alguns anos. Ali, disse ele, a ética é fruto da cultura da boa-fé em um ambiente no qual as punições são severas e infalíveis. Caminho de reflexão seguido também por Rodrigo e Vilnor, desenhando cenários ilustrativos de o quanto comportamentos, crenças e valores dependem de uma cultura bem construída, e lembrando do papel das lideranças nisso tudo.

Na sequência, com uma enxurrada de vertentes analisadas e exemplos práticos apresentados, sempre estabelecendo o paralelo entre os dois universos, do esporte e das corporações empresariais, houve um mergulho também na temática das lideranças e a cultura de CX. Os esforços para a construção da carreira profissional, a conquista de remuneração e muitos outros temas. Inclusive, com a participação da audiência, surgindo novamente, a exemplo do que ocorreu na primeira edição, a inclusão, como debatedor na live, de um participante, desta vez Alessandro Xavier, da WCES. O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, compondo um acervo em cultura cliente de mais de dois mil vídeos. O programa ClienteSA News retorna no próximo dia 05 de junho.

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