Diretora de marketing da Rommanel expõe como o crescimento da empresa se deu mantendo o cliente no centro das decisões
Trabalhando dentro do conceito do “luxo acessível”, produzindo e vendendo joias folheadas a Ouro 18K e Prata 925, e de aço, a Rommanel vem investindo fortemente na expansão das lojas sem perder a cultura de proximidade que a trouxe até aqui. Prova disso é o recente lançamento de sua linha de relógios de pulso, que nasceu a partir de insights do mercado e ouvindo seus clientes. Atualmente, a empresa colhe informações junto às 100 mil consultoras de vendas, além de realizar pesquisas próprias e analisar as mensagens dos 4,2 milhões de seguidores da marca nas redes sociais, como detalhou Fabiana Martins, diretora de marketing da Rommanel, hoje (16), na 1011ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Há 22 anos na empresa e fazendo parte de uma das famílias fundadoras, Fabiana iniciou a conversa contando um pouco da história da marca, criada em 1986, com o propósito de “transformar vidas”, fomentando a venda direta, e o conceito de “luxo acessível”. “Dessa forma a empresa se desenvolveu, por meio de parceiros muito importantes, que são nossos distribuidores, que cuidavam da venda direta. Até que começamos a expandir também através do varejo e, por volta de 2018, percebemos a necessidade de também atuar com o digital, aderindo ao modelo B2B desde 2022.”
Ela detalhou que, atualmente, são cerca de 100 mil consultoras de vendas e 335 lojas entre as próprias e as de varejistas. “A Rommanel se sustenta em três pilares: o lado feminino, o do empreendedorismo e o do relacionamento.” Indagada sobre o papel que tem tido o digital no negócio, desde que foi acelerado pela pandemia, ela respondeu que já exercia uma função essencial na empresa de aproximação com os clientes através das redes sociais, onde a marca já está presente desde 2012. Mas disse que tem ajudado muito com a automação e na resolução de problemas. “A comunicação com o mercado, antes da transformação digital, era de caminho único, da empresa para o cliente. Agora, ele proporciona mão-dupla, permitindo-nos obter feedbacks com muita rapidez.”
Perguntada como a empresa faz para obter insights dos clientes por meio das 100 mil consultoras, Fabiana apontou mecanismos de aproximação muito forte com as mesmas. “Temos plataforma de treinamento digital, na qual elas contam com um fórum onde se manifestam sobre as reações dos clientes, com seus desejos, anseios e eventuais descontentamentos. O que não acabou com o encontro presencial de capacitação, que continua sendo essencial. Se quisermos conhecer de fato nossos clientes, temos que saber capturar o feeling das consultoras no dia a dia.” De acordo com a executiva, a Rommanel tem impulsionado o empreendedorismo feminino com esse trabalho, contando com a ajuda dos distribuidores, que funcionam como lideranças por conhecerem as características regionais do Brasil. “Uma empreendedora de São Paulo, já mais digitalizada, tem um perfil muito diferente da que trabalha no Nordeste, por exemplo.”
Houve tempo para Fabiana contar que a ideia de lançar a linha de relógios surgiu por meio de pesquisas, que são feitas duas vezes ao ano, e por comentários de várias consultoras. Ela falou ainda de como a empresa combina o que aparece entre os 4,2 milhões de seguidores das redes sociais com as pesquisas para consolidar ou não os insights, além de contar também como a expansão da empresa se deu graças à filosofia de centralidade no cliente desde o começo.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1010 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (17), recebendo, Mauricio Quintella Tortosa, diretor de experiência do cliente do Grupo CCR, que falará do desafio da construção da visão única do cliente; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Futuro do varejo: O que esperar de tendências e inovações já para 2025?”, reunindo Juedir Viana Teixeira, diretor-presidente da JTB Consultoria, Gustavo Chapchap, CMO da JET e-business e autor do livro Neovarejo, e Letícia Morais, head de consumo e varejo da Minsait.