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Roberto Yi, presidente da Daikin Brasil

Foco no cliente na produção de ar-condicionado

Presidente da Daikin Brasil detalha as ações para garantir produtos inovadores que atendam as mudanças de perfil dos consumidores

Antes preocupados apenas em proporcionar um ambiente de clima agradável aos consumidores, agora os fabricantes de ar-condicionado têm muito mais em que pensar se quiserem continuar sendo um player significativo. É o que demonstra a Daikin, multinacional japonesa com 175 subsidiárias pelo mundo e que acaba de completar 100 anos. Atenta às atuais exigências dos consumidores e às questões ambientais, a empresa vem investindo em inovações, como descreveu Roberto Yi, presidente da Daikin Brasil, hoje (24), na 995ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Com 26 anos no setor de ar-condicionado, seis deles na Daikin, Roberto afirmou que, por ser dedicada exclusivamente a esse setor, a marca acabou trazendo para o mercado uma série de inovações, citando o exemplo da tecnologia inverter – recurso que ajusta a velocidade do motor do ar-condicionado sem desligá-lo –, patenteada pela empresa e levando os concorrentes a migrarem para a mesma. Outra inovação mencionada pelo presidente é a tecnologia VRV (Volume de Refrigerante Variável), também adotada por outros fabricantes ao redor do mundo. “A Daikin também tem compressores, gases e refrigerantes próprios e foi essa dedicação exclusiva a tudo o que diz respeito ao ar-condicionado que me atraiu para vir para esta companhia, feliz por estar liderando os negócios aqui no Brasil.”

Segundo o executivo, ao comemorar o centenário, neste ano, a Daikin resolveu rever e atualizar a filosofia do grupo, que já existia desde 2002, em função das mudanças que vêm ocorrendo no mundo empresarial e nos hábitos dos consumidores. “Um dos principais alicerces que inserimos em nossa filosofia foi o foco no cliente. Oferecer soluções com credibilidade absoluta junto aos nossos consumidores. Ou seja, o desenvolvimento dos produtos tem de estar centrado na necessidade dos clientes. Porque entre as virtudes do ar-condicionado não está apenas garantir o resfriamento ou o aquecimento do ambiente, mas também assegurar eficiência energética, durabilidade e a confiabilidade em que cumprirá aquilo que promete.”

Entre as mudanças detectadas junto ao consumidor está o fato do ar-condicionado não ser mais visto apenas pelo conforto e bem-estar, segundo Roberto, mas também pelos aspectos ambientais. “Eles prestam a atenção agora até nos selos da Inmetro, que certifica o consumo de energia do aparelho. É ainda uma tendência, uma mudança sutil, mas que tende a crescer e se generalizar.” Ele explicou que essa é uma das razões pelas quais a política da Daikin mantém suas plantas fabris próximas dos clientes locais. Tanto que possui mais de 160 fábricas nas 175 subsidiárias pelo mundo. “Com a produção local, conseguimos responder às necessidades específicas do país com mais agilidade.”

Outro ponto da nova filosofia abraçada pela Daikin é a questão do ESG. Tanto que a empresa tem, como meta global, reduzir a zero a emissão de carbono até o ano de 2050. “Fomos pioneiros na produção de gases refrigerantes R-32, que tem um baixo impacto ambiental, induzindo concorrentes a seguirem o nosso exemplo. E conseguimos mostrar, ao governo brasileiro, por meio de visitas de seus representantes ao Japão, a defasagem nos padrões de eficiência energética no Brasil, e foi mudada a regulamentação a qual todos deverão seguir no País para obter o selo.” Houve tempo para o executivo descrever o cenário dos aparelhos comerciais e industriais e falar sobre a mudança do perfil do consumidor com as novas gerações, que desejam produtos mais digitais e integrados. Contou também sobre um projeto que está sendo criado em um hub de inovação latino-americano da empresa, localizado no México, envolvendo startups, entre outros assuntos.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 994 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (25) trazendo Guilherme Rosa, gerente de marketing corporativo e serviços da Lavoro, que abordará a atenção ao cliente na transformação do agro; na quinta, será a vez de Cesar Mazieiro, diretor de operações LDP&Co. | SMZTO; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Inovação: Como surpreender os clientes a partir do uso dos dados?”, reunindo Mário Lemos, CEO e cofundador da Gennie, Ana Seccato, diretora comercial para Brasil, Argentina e Peru e Thought Leader de beleza para Latam da Circana, Victor Kubota, CPO da GOK, e Rafael Rodrigues, CCO e diretor de operações da Quod.

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