Grupo Boticário amplia estratégia de corporate ventures e investimento em startups

Focando em beauty techs, biotechs, retail techs, fintechs, marcas e com uma startup já em seu portfólio, fundo da companhia prevê soluções inovadoras e disruptivas

O Grupo Boticário prevê investir R$ 100 milhões no ecossistema de startups nos próximos quatro anos por meio do seu fundo de Corporate Venture Capital (CVC) – uma das frentes da estrutura de investimentos em inovação da companhia, que conta ainda com o Programa de Aceleração de Startups que, além de gratuito e equity free, está com inscrições abertas para a sua 5ª edição até 12 de fevereiro. “Por meio do CVC, o Grupo Boticário tem como ambição ser um verdadeiro catalisador de inovações no setor de beleza e varejo ao investir em startups nacionais e internacionais com potencial disruptivo para a atuação no seu ecossistema, possibilitando também a antecipação de tendências. Com foco inicial em beauty techs, biotechs, retail techs, fintechs e marcas em rodadas iniciais (seed e series A), os investimentos serão minoritários (até 20% de participação), com aportes entre US$1 milhão e US$2 milhões e com possibilidades de flexibilização de acordo com cada oportunidade”, detalhou Guilherme Reichmann, diretor executivo de estratégia, M&A e GB Ventures do Grupo Boticário.

De acordo com o executivo, “com o Grupo Boticário Ventures, seguimos os métodos tradicionais de venture capital, com governança própria e ágil. Acreditamos em uma abordagem prática e em parcerias ganha-ganha, por isso, além do capital, oferecemos nosso ecossistema para auxiliar as startups e empreendedores, investindo em inovações que geram valor estratégico para o Grupo Boticário e que impulsionam o nosso ecossistema de beleza. Costumamos dizer que nosso ecossistema é um ‘parque de diversões’, e devido à nossa amplitude de atuação, temos muito espaço para a geração de negócios, esse é nosso principal diferencial”.

O fundo de CVC, nasceu do desejo da companhia em ampliar ainda mais sua relação com modelos de negócios e soluções tecnológicas inovadoras e com potencial de disrupção no seu setor de atuação. O primeiro investimento foi realizado na Haut.AI, startup baseada na Estônia que utiliza inteligência artificial e visão computacional para oferecer uma solução de recomendação personalizada de produtos para os clientes de acordo com os diferentes tipos de pele.

Essa tecnologia inovadora pode ser integrada a diversas plataformas, como e-commerces, aplicativos e experiências em lojas. O Grupo Boticário já testou a solução em canais de venda para recomendar produtos aos consumidores e está trabalhando em parceria vislumbrando negócios futuros com a startup. O investimento foi realizado em conjunto com outros investidores como Prisma Ventures (CVC da Ulta Beauty) e o fundo Longe VC, marcando um novo momento na trajetória do GB Ventures.

Ganhos estratégicos

“A partir do lançamento da 1ª edição do seu Programa de Aceleração de Startups, em 2021, e com a evolução das edições seguintes, a convicção do Grupo Boticário sobre os ganhos estratégicos proporcionados pela relação com as startups se tornou ainda mais evidente, resultando no fortalecimento da área ao longo do tempo”, afirmou o diretor.

No último ano, por exemplo, a equipe foi ampliada para potencializar ainda mais o foco nas iniciativas, principalmente no CVC. Atualmente, são 14 pessoas dedicadas exclusivamente à condução das iniciativas da área, cujo trabalho é realizado 100% dentro de casa. “Nossa atenção e investimento no Grupo Boticário Ventures são resultados da cultura empreendedora da empresa, que estimula, de dentro para fora, o desenvolvimento de ações que impactem positivamente o seu ecossistema de beleza e a sociedade em geral”, explicou Reichmann.

O crescimento e a ampliação do escopo do Grupo Boticário Ventures nos últimos quatro anos, junto à estratégia e a cultura de descentralização da inovação da empresa, renderam ao Grupo Boticário, em 2024, posições de destaque nos principais rankings de inovação do Brasil. O Grupo conquistou o 1º lugar na categoria de beleza no Valor Inovação e a 8ª posição no ranking geral, além do 1º lugar na categoria Indústria Cosmética do ranking 100 Open Startups, que reconhece as empresas que mais inovam por meio da relação com startups, evoluindo 16 posições comparado ao ano anterior.

Além do fundo de investimentos (CVC), o Grupo Boticário Ventures também possui outras iniciativas estratégicas dedicadas à conexão da empresa com o ecossistema empreendedor e as startups: programa de aceleração, desenvolvimento de negócios e relacionamento com o ecossistema empreendedor. 

Programa de Aceleração de Startups 

A iniciativa surgiu do desejo do grupo de fortalecer a sua conexão com o ecossistema empreendedor e que refletia a essência da empresa – brasileira, empreendedora e com admiração por marcas e negócios emergentes que impulsionam a inovação e se adaptam rapidamente às necessidades do consumidor. Desde 2021, todos os anos, aproximadamente 10 startups são aceleradas dentro de teses priorizadas pela empresa. Nessa frente, há uma importante troca e relação ganha-ganha: para as startups, o programa é gratuito, equity free e tem duração de cinco meses. O foco é ajudar o empreendedor a levar sua startup para o próximo nível e achar novas oportunidades de negócios; já para o Grupo Boticário, há a possibilidade de explorar, conhecer e aprender com as startups e seus empreendedores sobre novos mercados, tecnologias, modelos de negócios e identificar potenciais ângulos de sinergia para o grupo.

Desenvolvimento de negócios 

Iniciativa que desenvolve, conecta e acompanha projetos estratégicos com as startups do portfólio de aceleradas e investidas, facilitando as conexões dentro da companhia e assegurando a geração de valor para ambas as partes.

Relacionamento com o ecossistema 

Iniciativa para fomentar o posicionamento e reputação do Grupo Boticário nos ecossistemas de inovação, startups e de empreendedorismo, busca atrair os melhores empreendedores e oportunidades para as iniciativas do Grupo Boticário Ventures. Para isso, a companhia está conectada com hubs de inovação, fundos de venture capital e comunidades de startups buscando apoiar e fortalecer o ecossistema empreendedor.

Programa de Aceleração de Startups do Grupo Boticário 2025

Neste ano, o programa chega à sua 5ª edição, expande seu público-alvo e busca, além de startups de beleza e varejo, fintechs com soluções inovadoras para, juntos, inovarem o futuro da beleza. Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de fevereiro, pelo site do programa, para uma jornada de aceleração única e personalizada de acordo com a maturidade e as necessidades de cada startup selecionada. O programa tem cinco meses de duração, com acompanhamento especializado realizado pelo time do Grupo Boticário Ventures, traçando um diagnóstico específico de cada uma das 10 startups selecionadas, desenhando um ciclo de aceleração que respeita às prioridades e o perfil de cada empresa.

O objetivo do Grupo Boticário com o programa é desenvolver uma parceria de longo prazo com as selecionadas. Desde a 1ª edição do Programa, 39 startups já foram aceleradas e muitas parcerias desenvolvidas, como com a Marvin (solução que melhora a relação de compra e venda de insumos entre fornecedores e clientes), a De Benguela (loja especializada em diferentes texturas de cabelo crespo natural), a Showkase (plataforma completa de social commerce para o varejo) e a Mimo (SAAS de Live Commerce que une o livestream com o e-commerce).

“O Programa de Aceleração tem as startups como parceiras estratégicas na construção de seu ecossistema de beleza, uma vez que podemos conhecer e testar soluções inovadoras de forma ágil, além delas indicarem potenciais tendências de mercado e negócio. Já as startups, têm a oportunidade de conhecer nosso mercado, nossas soluções e produtos, além de aprendizados sobre o mercado de beleza e varejo, e a expertise de quase 50 anos de atuação no mercado da beleza do Grupo Boticário, em uma troca de conhecimentos e oportunidades que promovem desenvolvimento e abrem novos horizontes, inclusive com a possibilidade de criação de novos negócios, dentro e fora da companhia”, concluiu o executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima