Matteo Silva, diretor de digital do Grupo Heineken

Grupo Heineken cria premiação para valorizar ações digitais no varejo 

Por meio de iniciativas como o “ePicos Awards”, que premia melhor execução em canais digitais, o grupo propõe novas estratégias para alavancar vendas 

O Grupo Heineken anunciou a criação do “ePicos Awards”, premiação que avalia a execução digital dos varejistas com o intuito de aperfeiçoar estratégias de e-commerce e ampliar a visibilidade dos produtos nos canais digitais. “No mundo pós-pandêmico, as vendas on-line cresceram vertiginosamente, conseguindo angariar perfis de consumidores diversos. A iniciativa tem como objetivo inserir o cliente e o consumidor no centro das tomadas de decisão do negócio, visando sua consolidação como parceiro para alavancar vendas e promover maior efetividade para fluxos de comunicação delimitados”, analisou  Matteo Silva, diretor de digital do Grupo Heineken. 

De acordo com o executivo, “nossa organização vem trabalhando há anos com o trade físico e, a fim de criar a mesma experiência para o shopper no mundo digital, fornece todo ferramental e apoio às lojas digitais. Além de todo o reconhecimento a um time que muitas vezes é esquecido, mas que tem um papel fundamental nesse segmento: o time de cadastro de produto”.

Lançado em 2022, o prêmio surgiu pela necessidade de dar mais ênfase para a Fotografia de Sucesso Digital — ePicos significa Electronic Picture of Success —, indicador utilizado para medir a atratividade do produto ao consumidor. Na visão dos parceiros, esse é um critério essencial para incentivar a conclusão de uma compra. Segundo Matteo, esse parâmetro é crucial para a companhia. “Existe um certo distanciamento entre as indústrias e o varejo em serem co-criadores, responsáveis e premiados por uma execução digital exemplar, que é basicamente a máscara que o shopper digital do grupo vê e que, por trás, espelha todo o trabalho enquanto companhia”.

Para o diretor, “a criação do reconhecimento promove um ambiente de competição saudável. Além disso, torna a missão da companhia em ser focada no consumidor mais palpável, uma vez que o shopper ganha mais informações e dados relevantes sobre o produto que está sendo comprado por conta da movimentação dos varejistas para melhorar a execução das lojas digitais”. 

Impacto mensurável na parceria

Com o aumento da visibilidade dos produtos e consolidação dos parceiros nos canais digitais, a iniciativa mostra que há chance de garantir impacto de forma mensurável nos negócios. De acordo com Mariana Rodrigues, gerente de trade marketing do supermercado Justo, o Grupo Heineken é um dos principais parceiros de vendas e que ajuda na visão estratégica para trazer uma experiência melhor aos consumidores. “A partir da iniciativa, conquistamos uma melhora na exposição dos produtos em nosso site e aplicativo. Dessa forma, nossos consumidores sentem maior confiança para encontrar os produtos, o que também garante uma melhor experiência de navegação. Nossa análise está pautada no antes e depois da implementação: considerando o volume de produtos adicionados ao carrinho, constatamos que vimos uma melhora no resultado”.

Sendo um supermercado 100% digital, o Justo percebeu uma necessidade de ajustar o fluxo de comunicação com os clientes a partir do ePicos Awards. “Para melhorar a experiência dos consumidores no portfólio de produtos, nós adicionamos informações como harmonizações, tabela nutricional e, principalmente, destaque para alérgicos. Com a execução das melhorias propostas, otimização e mensuração do portfólio, tivemos um aumento nas vendas da cerveja Craft, principalmente”, finaliza Mariana. 

No último ano, o supermercado Zona Sul do Rio de Janeiro foi premiado na categoria Diamante, enquanto os hipermercados Muffato, Grupo Pão de Açúcar, Angeloni e Grupo Mateus conquistaram a posição Ouro. Para a mensuração, é utilizada uma  plataforma que coleta os dados de execução como se fosse um promotor digital. Esse trabalho é estendido para uma consultoria de varejo, que avalia o desempenho das ativações on-line. 

Para a próxima  edição, a expectativa é de que mais varejistas tenham visibilidade e reconhecimento. “O engajamento na premiação é interessante pelo valor que agrega ao setor varejista como um todo. O indicador de Fotografia de Sucesso Digital é a prova de que a boa apresentação do produto nos canais virtuais faz com que haja maior conversão em vendas e aumenta o potencial de resultados das instituições”, finaliza Matteo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima